Durante a pandemia do novo coronavírus, a demanda das unidades de saúde por insumos e materiais cresceu. Devido a isso, a Farmácia Central da Secretaria de Saúde ampliou seu horário de atendimento. Agora, o funcionamento é ininterrupto, das 7h às 19h, e nos finais de semana, de 8h às 17h.
Segundo a subsecretária de Logística da Secretaria de Saúde, Mariana Mendes, o objetivo da iniciativa é otimizar a gestão da logística. Ela diz que a quantidade de unidades, mesmo que muitas, não atendia às demandas de forma imediata. “Com a ampliação do horário, a ideia é conseguir receber mais rápido os materiais e atender mais unidades”, explica.
Saiba Mais
Entre as medidas adotadas para a ampliação de horário, as escalas dos servidores durante a semana foi alterada. Dessa forma, o serviço ocorre sem paradas. Para o final de semana, dois profissionais de saúde atuarão em cada dia, por Trabalho em Período Determinado (TPD).
“Vimos que as rotinas das unidades têm demandado muito, e o horário antigo restringia muito o acesso aos materiais, principalmente em casos de urgência”, afirma a diretora de Logística da Secretaria de Saúde, Manuela Leite. De acordo com ela, as alterações irão possibilitar uma melhor gestão. “Com a mudança, podemos atender às necessidades das unidades sem deixar para outro dia. Com isso, se reduz a espera e ganha-se tempo”, ressalta.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.