Correio Braziliense
postado em 03/06/2020 17:59
O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre famílias que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Esses dados são utilizados pelo governo federal, estados e municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias. Confira quem pode se registrar no programa e como fazer.
No Distrito Federal, por exemplo, existe o DF Sem Miséria, no qual as famílias beneficiárias do Bolsa Família que, após o recebimento dos benefícios, apresentarem renda per capita inferior a R$ 140 recebem um auxílio do GDF até atingirem renda per capita nesse valor.
Diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal utilizam o Cadastro Único como base para seleção das famílias, são eles: Programa Bolsa Família, Programa Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Verde, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Fomento
Saiba Mais
Cadastro
As famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou que ganham até três salários mínimos de renda mensal total estão aptas a se cadastrarem no CadÚnico. Atenção: a Emater-DF não cadastra famílias de áreas urbanas. Apenas realiza os cadastros das famílias de produtores das áreas rurais do Distrito Federal e de assentamentos que são atendidos pela empresa.
Se a família se encaixar na descrição acima, deve-se contatar o escritório mais próximo da propriedade para buscar informações. O registro será feito na sede ou no escritório quando a quantidade de interessados for maior que cinco. Os escritórios que precisarem de suporte podem entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Sociofamiliar (Gedes) para obter ajuda.
O que precisa para se cadastrar?
Todos os membros da família precisam apresentar um documento de identificação e um comprovante de endereço, que pode ser de água ou luz. Confira abaixo os documentos aceitos:
– Certidão de Nascimento;
– Certidão de Casamento;
– CPF;
– Carteira de Identidade (RG);
– Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (Rani);
– Carteira de Trabalho;
– Título de Eleitor.
É importante manter os dados atualizados após o cadastramento. Quando algo mudar, como nascimento de um filho, alteração de endereço, de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o Cras ou a Emater-DF e efetuar a atualização dos dados a cada dois anos.
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) voltou a realizar o Cadastro Único (CadÚnico). O registro estava suspenso desde o início da pandemia para evitar atendimentos presenciais na empresa. Atualmente, os atendimentos seguem todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação por covid-19.
Serviço
Informações:
Gerencia de Desenvolvimento Sociofamiliar
telefone: 3311-9374
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.