Cidades

Coronavírus: Hran realizou 17 partos em gestantes com suspeita da doença

Apenas seis tiveram o diagnóstico confirmado para covid-19

Correio Braziliense
postado em 03/06/2020 18:06
Hran é referência em partos de pacientes com suspeita de covid-19Referência no atendimento a pacientes com o novo coronavírus, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) também se destaca no acolhimento de gestantes com suspeita de covid-19. De abril a maio foram realizados 17 partos na unidade de saúde. Dessas, apenas seis mães tiveram a confirmação da doença. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, os cuidados com os recém-nascidos de mães com suspeita ou com infecção confirmada por covid-19 são os mesmos recomendados pelo Ministério da Saúde. 

Telma Nascimento, referência técnica assistencial da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal do Hran, explica que existe todo o cuidado com o bebê desde a hora do parto até a alta.

“No nascimento o recém-nascido é recebido por um pediatra devidamente paramentado. A ligadura do cordão umbilical é realizada no momento oportuno, bem como os cuidados da assistência ao bebê em sala de parto. Caso a criança não necessite de cuidados intensivos, ela permanece em quarto privativo de alojamento conjunto com medidas de isolamento de contato e respiratório”, expõe Telma. 

Saiba Mais

Além disso, a mãe deve seguir as orientações de estar sempre de máscara, manter a higienização das mãos antes e após o contato com o bebê e deixar o berço a dois metros de distância da cama da mãe.

 “Caso seja necessário acompanhante durante a internação, ele deve ser único, sem trocas. Não pode pertencer ao grupo de risco e deve estar assintomático. O uso de máscara e a higienização de mãos antes e após contato com o recém-nascido também se faz necessário”, afirma Telma Nascimento.

Na alta hospitalar, as pacientes recebem a orientação de fazer isolamento por 14 dias e entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde mais próxima para receber visita domiciliar.

A maioria dos partos no Hran ocorreram no mês passado. Dez mães com suspeita da covid-19 tiveram neném na maternidade do hospital, e seis delas tiveram a confirmação do diagnóstico da doença. Em março, foram feitos quatro partos, e, em abril, três. Todas as pacientes testaram negativo. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags