Cidades

Circulação de veículos no Parque da Cidade segue proibida; veja regras

Apenas os deslocamentos até os estacionamentos 4 e 5 estão liberados, para que os usuários possam ter acesso às áreas de prática de execícios físicos

Correio Braziliense
postado em 03/06/2020 20:54
Apenas os deslocamentos até os estacionamentos 4 e 5 estão liberados, para que os usuários possam ter acesso às áreas de prática de execícios físicosO primeiro dia de reabertura dos parques no Distrito Federal teve normas rígidas de acesso, que devem continuar a ser seguidas para evitar a disseminação do coronavírus. Ao todo, 18 parques urbanos, fechados há mais de 60 dias, reabriram nesta quarta-feira (3/6), após liberação publicada em decreto do Governo do Distrito Federal no fim de semana. Ao menos três funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer monitoraram e orientaram o público em cada uma das unidades, e contaram ainda com a ajuda de voluntários. 
 
A circulação de veículos ainda está proibida no interior dos parques, por isso, só podem passar os motoristas que estão indo praticar atividades físicas. No Parque da Cidade, por exemplo, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) colocou barreiras para controlar o fluxo, já que apenas os deslocamentos até os estacionamentos 4 e 5 estão liberados. Lá, além dos funcionários da secretaria, 17 voluntários atuaram para orientar os frequentadores, informou a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão. "Vamos monitorar diariamente a frequência de cada parque para saber a necessidade de ampliar o número de voluntários”, destacou.
 
“Foi uma retomada muito tranquila”, avaliou Celina. “A população está consciente, e muita gente está chegando de máscara. Quem chegava sem (a máscara), a gente orientava que é importante o uso, para a segurança de todos. Estamos tomando todas as medidas para que seja algo com o máximo de segurança possível”, disse.

Além da obrigatoriedade do uso de máscara - norma definida pelo GDF e cujo descumprimento pode gerar multa de R$ 2 mil - equipamentos de ginástica, parques infantis, bebedouros e banheiros não podem ser utilizados nesse período. Também não é permitido acampamento ou piquenique. É recomendado que cada usuário leve a própria garrafa de água e não a compartilhe com mais ninguém.

Retorno de atividades esportivas

A Secretaria de Esporte e Lazer estuda um cronograma para as demais modalidades esportivas. O objetivo é manter a população ativa, garantindo a saúde dos esportistas. “Agora, a população do DF pode caminhar, correr, pedalar, andar de bicicleta e skate nos parques, mas já estamos conversando com os educadores físicos. E para cada atividade tem um tipo de protocolo. Tem protocolo de saúde para os personal trainers, tem protocolo para a canoagem e esportes náuticos, e tudo está sendo analisado individualmente. Nós estamos falando de saúde e discutindo esta reabertura com muito cuidado. A liberação das atividades precisa ser gradual para garantir a segurança da população”, alertou Celina Leão.
 
Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags