Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 04:07
Junho chegou e a vontade de ir a um arraial aperta o coração dos brasilienses. Devido à pandemia da covid-19, os eventos foram suspensos, mas nem tudo está perdido. Ainda é possível saborear a velha canjica, aquecer-se com o chocolate quente e deliciar-se com as maçãs do amor, entre outros produtos típicos da época. Com criatividade, comerciantes encontraram formas de manter os serviços e levar o sabor da época de São João para dentro da casa dos clientes. Desta vez, a festa junina vem em caixas e sacolas, com direito a bandeirolas e enfeites de chita. Tudo para manter a alegria dos arraiás.
Se, para muitos, a iniciativa ajuda a se aproximar da tradição junina, para empreendedores, as festividades também são uma oportunidade de manter as contas em dia. A aposentada Magda Almeida Pereira, 53 anos, faz bolos e doces para complementar a renda. Porém, durante a pandemia, viu as encomendas perderem força. “A venda de bolos nos ajuda muito. O meu marido não tem renda e está esperando a aposentadoria, e as encomendas são uma forma de complementar a nossa renda”, conta Magda. Com pedidos de bolos menores e doces em bem menos quantidade, Magda viu, no serviço de festa junina na caixa, uma chance de ampliar os negócios, além dos bolos.
Para se organizar, ela separou quatro datas de entregas: 13, 20, 24 e 27 de junho. As encomendas podem ser feitas pelo WhatsApp e no Instagram da pequena empresa. Magda afirma que se surpreendeu com a resposta dos clientes. Como um novo negócio, ela havia colocado como meta 50 caixas, mas vê os números crescerem. “Fiquei surpresa. A gente anunciou na semana passada e, no primeiro dia, tivemos metade das encomendas que tínhamos estipulado. Estamos felizes”, comemora.
Sem glúten
Para aqueles que não podem consumir glúten ou têm intolerância à lactose, também há opções de caixas. Fernanda Neves, 33, proprietária do Ali.mente.se, uma empresa de gastronomia funcional, oferece uma festa junina na caixa livre de glúten. “Nós participamos de festas juninas em outros anos e tínhamos recebido convites para montar uma barraquinha de alimentos sem glúten e opções para pessoas que têm alergia à lactose. Então, já que não vamos poder participar da festa junina, a gente fez essa opção”, relata a empresária. Fernanda preparou dois formatos de caixa, uma para duas pessoas e outra para quatro. Os pedidos podem ser feitos pelo Instagram da empresa ou pelo WhatsApp. O cardápio inclui bolos, chocolate quente, canjica, galinhada, entre outros.
A resposta da clientela tem sido boa, segundo Fernanda. Em um dia, a empresária fechou mais de 10 encomendas. Ela explica que muitos têm visto, no novo produto, uma forma de presentear amigos e familiares, distantes por conta da pandemia. “Para uma avó, por exemplo, que ama comida típica, as pessoas encomendam e pedem para a gente entregar. Teve cliente também enviado como presente de aniversário para o pai”, cita. “Começamos o serviço pensando em uma confraternização em casa, mas está tendo uma procura muito grande também como presente”, completa. A festa junina na caixa também é uma forma de complementar a renda. O principal produto da empresa são marmitas personalizadas, uma demanda que, de acordo com Fernanda, também caiu durante a quarentena.
Adaptação
Marcelo Yoda, 43, dono da La Fiesta, estava com agenda cheia de festas para este ano. Porém, com o cancelamento dos eventos, precisou se reinventar. O empresário trabalha com bufê há cerca de 25 anos e promovia muitas festas empresariais. Sem poder trabalhar nos eventos, Marcelo trouxe para os clientes uma forma de continuar prestando os serviços da empresa. A aposta também foi levar o São João para dentro da casa das pessoas. “A gente atende pessoas físicas, que podem fazer o pedido pelo WhatsApp e receber as comidas em casa. Oferecemos, também, o serviço para empresas, que podem comprar festas juninas em casa, de maneira customizada, a gente entrega para os funcionários”, explica. Os garçons do local foram incluídos no novo negócio. Eles estão fazendo as entregas e as taxas são revertidas para eles.
Marcelo vai promover uma live hoje, às 20h, para apresentar e lançar o serviço. As encomendas estavam disponíveis nas redes sociais e os pedidos devem começar a serem entregues hoje. “As empresas que contrataram a gente, ou haviam reservado uma data, ganharam um kit, uma festa na caixa, para eles verem a oportunidade de fazer nas empresas deles — de promoverem a festa junina para seus funcionários em casa. Foi o jeito que a gente adequou o nosso negócio, para continuar funcionando”, ressalta. Marcelo afirma que as expectativas são as melhores: “Vai ser uma experiência interessante. É um novo formato. Vamos precisar nos adequar por muito tempo”, comenta.
Segundo o especialista em empreendedorismo, Frederico Barros, da empresa Fazendo Mais, é fundamental os empresários usarem a criatividade para superar a crise imposta pela pandemia. “Quem não se reinventar agora, corre o risco de fechar, pois a gente não tem previsão de quando tudo isso vai passar. As pessoas precisam se adequar ao novo formato de consumo, se elas não fizerem isso, correm riscos de falir. E não adianta banco querer salvar, porque se o modelo de negócio não estiver adaptado, ele não vai ter faturamento”, alerta. Frederico destaca que os pequenos empresários podem aproveitar o espaço para se igualar aos grandes. “Nesse momento, todo mundo tem a oportunidade de ser igual e criar algo que todos possam consumir. Adaptando o negócio à nova forma de consumo, você tem a oportunidade de crescer”, enfatiza.
Serviço
La fiesta
9 9604-1596 (wpp)
Magda Bolos e Doces
@magdaalmeidabolosedelicias
9 8183-0212 (wpp)
Ali.mente.se
@ali.mente.see
9 9970-2209
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