Cidades

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Brasília será homenageada pela Abes

Evento on-line da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental vai homenagear cinco cidades com o "Selo de Cidade Destaque"

Correio Braziliense
postado em 04/06/2020 23:03
Brasília, Lago ParanoáNo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira (5/6), a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) vai lançar a 4ª edição 2020 do Ranking da Universalização do Saneamento.  Na ocasião, Brasilia será uma das cinco cidades homenageadas com o "Selo de Cidade Destaque". Para a escolha, a associação analisou 1.857 municípios.

O evento on-line, realizado no formato de webinar, começará as 10h, no site da associação. A apresentação será com Roberval Tavares de Souza, presidente nacional da ABES.  

O ranking 

O ranking identifica o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. A definição é feita a partir de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos.  

De acordo com a ABES, a edição 2020 reúne 1.857 municípios, representando cerca de 70% da população do Brasil, com informações dos municípios fornecidas ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS)  para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

O estudo apura ainda os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população. Também apresenta um panorama da situação de cada município do ranking em relação à formulação do Plano de Saneamento Básico, instrumento fundamental para as políticas públicas de saneamento no país e condição para obtenção de recursos da União para esses serviços a partir de 2023.

Confira a programação:


10h às 11h - Apresentação do Ranking - perguntas e respostas

11h às 12h - Premiação das cidades destaque

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags