Cidades

Policiais civis recebem orientações sobre atendimento às mulheres

Capacitação termina nesta sexta-feira (5/6). Policiais atuarão no atendimento da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam II), em Ceilândia

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 08:34
ilustração de roto dividido por duas mãosA Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prepara policiais para atender o público feminino. O curso começou na segunda-feira (1/6) e termina nesta sexta-feira (5/6). Os profissionais atuarão naDelegacia Especial de Atendimento à Mulher  (Deam II), que funcionará em Ceilândia.
 
No curso, os agentes compartilharam normas e procedimentos a serem seguidos no atendimento à mulher, além da preparação específica para atuar com o público feminino. Para a delegada titular da Deam II, Adriana Romana, “essa capacitação antecipada é muito importante para alinhar as informações e direcionar para um trabalho de excelência”, destacou. Os servidores da Deam II participaram presencialmente e, virtualmente, os servidores das Seções de Atendimento às Mulheres das Delegacias Circunscricionais. 
 
Durante os cinco dias de curso, os participantes acompanharam palestras sobre diversos temas. No primeiro dia, tiveram informações sobre Cenário Mundial da Violência contra a Mulher no contexto da Pandemia e Experiências Internacionais de Enfrentamento; Contextualização e Percurso Histórico da Criação da Lei Maria da Penha; Medidas Protetivas de Urgência; e Questionário de Avaliação de Risco. Na terça-feira (2/6), foram apresentadas as Especificidades da Violência contra a Mulher, com os temas Gênero e Violência contra a Mulher; Aspectos Psicossociais Envolvidos no Contexto da Violência Doméstica contra a Mulher; e Trauma e Violência contra a Mulher.
 

Saiba Mais

Na quarta-feira (3/6), foram apresentadas as redes de proteção das mulheres com as atuações da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, da Secretaria de Estado da Mulher  (SMDF) e da Secretaria de Desenvolvimento Social  (SEDES) no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, além da atuação da Secretaria de Saúde no Combate à Violência. 

Na quinta-feira (4/5), foram repassados os Protocolos de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica, de Atendimento à Vítima de Crime contra a Dignidade Sexual e de Investigação de Feminicídio. E no último dia do curso, os temas foram: Oitivas de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência; Protocolo de Atendimento ao Público LGBT; e Preservação de Informações e a Coleta de Vestígios de Crimes Cibernéticos. 

O curso contou com o apoio do Grupo Banco Mundial e organização da Polícia Civil do Distrito Federal – PCDF. Além disso, também contou com o apoio da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres – vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – e do Núcleo Judiciário da Mulher — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (NJM/TJDFT). 
 
Também participaram, por acesso à transmissão on-line ao vivo, as Secretarias Estaduais de Políticas para as Mulheres de todos os estados da federação, além de policiais civis dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia, Roraima, Pará, Santa Catarina, Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Espírito Santo e Minas Gerais. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags