Cidades

Covid-19: Hemocentro de Brasília inicia coleta de plasma em recuperados

O material coletado será utilizado em pesquisa para o tratamento de pacientes internados com coronavírus em estágio moderado. O intuito é reduzir o número de casos que possam evoluir para forma mais grave

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 12:05
Hemocentro coleta plasma de pacientes recuperados da covid-19 para pesquisaA Fundação Hemocentro de Brasília iniciou, nesta quinta-feira (4/6), a coleta de plasma em pessoas recuperadas da covid-19. O material coletado será utilizado em pesquisa que irá testar a eficácia desse componente no tratamento de pacientes internados com o novo coronavírus no estágio moderado. O objetivo é verificar se há redução no número de casos que evoluem para formas graves.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Hemocentro em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB) e com a Secretaria de Saúde (SES). O primeiro doador voluntário foi um profissional da saúde que ficou feliz em participar do estudo, principalmente por ainda não ter um medicamento eficaz para a doença. Ele acredita que o plasma pode ser o caminho. 

Para o diretor executivo do Hemocentro, Alexandre Nonino, a doação ocorreu como esperado. A expectativa é aumentar a capacidade de atendimento aos doadores voluntários para ter material suficiente para cobrir a demanda da pesquisa.  

Saiba Mais

A intenção é aplicar o plasma em 100 pacientes maiores de 18 anos internados em unidades de saúde do Distrito Federal pela covid-19 em grau moderado. A pessoa que irá receber o material deve estar de acordo com a participação na pesquisa, o consentimento deve ser expressado formalmente pelo paciente ou pelos seus familiares. A equipe de pesquisa vai acompanhar o estado de saúde dos pacientes e avaliar a eficácia e a segurança do tratamento.

Coleta 


Pessoas que tiveram covid-19 têm anticorpos capazes de combater o vírus e que são encontrados no plasma sanguíneo. Em outras pesquisas relacionadas a doenças virais, foi constatado que pacientes demonstraram melhora do quadro clínico após receber o plasma de pessoas recuperadas. No entanto, não há evidência clínica de que o plasma convalescente da covid-19 seja eficaz no tratamento de infectados com coronavírus.

A doação de plasma é diferente da doação tradicional de sangue. A coleta é feita por meio de um equipamento automatizado onde componentes do sangue são separados por centrifugação. O sangue do doador é captado por uma máquina que separa apenas o plasma na bolsa de coleta e devolve o sangue de volta ao organismo.

O volume de plasma a ser coletado é de 500 ml a 600 ml, dependendo do peso do doador, e o procedimento leva entre 60 e 90 minutos. Na doação de sangue, o volume total doado varia entre 405 ml e 470 ml e a coleta acontece em cerca de dez minutos.

O Hemocentro de Brasília ressalta que a doação de plasma é feita para fins específicos de pesquisa e não deve ser confundida com a doação tradicional de sangue. Pessoas que tiveram covid-19 estão impedidas de doar sangue por 30 dias após o desaparecimento completo dos sintomas. Não será extraído plasma da doação tradicional de sangue para utilização no estudo.

Após coletado, o plasma passa por testes sorológicos e depois é encaminhado para a área de processamento do Hemocentro, onde a amostra será fracionada, rotulada e congelada. As unidades convalescentes são armazenadas em um local separado dos demais e identificadas com etiquetas específicas, conforme orientação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Como ser voluntário

Se você tem interesse em participar da pesquisa e se dispõe a realizar a doação, precisa atender a alguns critérios:

  • Ter entre 18 e 60 anos de idade;
  • Pesar no mínimo 60kg;
  • Se mulher, não ter histórico de gestações;
  • Ter diagnóstico laboratorial confirmado de infecção por SARS-Cov-2;
  • Estar sem sintomas de covid-19 há pelo menos 15 dias
  • Não ter tido manifestações graves em função do novo coronavírus (choque séptico, parada cardíaca e/ou entubação traqueal/respiratória)

O voluntário também precisa atender às condições básicas para doação de sangue e atentar aos impedimentos ao ato. Se for mulher, não pode ter histórico de gestações.

Os candidatos à doação de plasma não devem comparecer ao Hemocentro: a recomendação é aguardar contato da equipe de pesquisa para agendar uma entrevista. Serão avaliados outros aspectos clínicos e coletadas amostras de sangue para exames. Com base nesses resultados e no cumprimento dos demais critérios da pesquisa, a doação de plasma será agendada.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags