Cidades

Dom Sergio se despede da Arquidiocese de Brasília

"Me senti amado e acolhido", disse o cardeal, ao despedir-se dos fiéis da capital para assumir como Arcebispo, em Salvador (BA)

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 13:36
Em carta aberta, o cardeal agradeceu aos fiéis e à população de Brasília pela acolhidaApós nove anos como arcebispo metropolitano de Brasília, o cardeal Sérgio da Rocha deixou a capital federal para assumir a administração da Arquidiocese de Salvador (BA). Dom Sergio embarcou, na manhã de terça-feira (2/6), para a capital baiana, onde toma posse na noite desta sexta-feira (5/6).

Em carta aberta, o cardeal agradeceu aos fiéis e à população de Brasília pela acolhida durante o período em que esteve à frente da igreja católica na capital, desde agosto de 2011. “Quero expressar, mais uma vez, ação de graças a Deus e profunda gratidão a todos os que têm me acompanhado com fraterna estima, orações e valiosa colaboração pastoral. Por tudo, dou graças a Deus. Por tudo, agradeço a querida Arquidiocese de Brasília. Em Brasília, me senti amado e acolhido numa grande família marcada pela convivência fraterna entre pessoas de diversas origens”, diz o texto.

Saiba Mais

Em nota, a Comissão de Justiça e Paz de Brasília (CJP), reverenciou a atuação do arcebispo no DF. “Somos gratos a Dom Sergio em seu exercício episcopal, no cumprimento do mandato por justiça e paz, que tanto fortaleceu a CJP de Brasília e as Pastorais Sociais. O sereno acolhimento ao difícil e exigente programa de serviço da Comissão, muitas vezes realizado em situações limite de interesses sujeitos a muitas contradições, requerendo mediações, diálogo interinstitucional e com movimentos sociais e em meio a reivindicações tensas e urgentes”, diz trecho do comunicado.

Entre as atividades de destaque está a atuação do religioso como presidente da CNBB de 2015 a 2019. Dom Sergio foi criado cardeal pelo Papa Francisco, no consistório realizado na basílica de São Pedro, em novembro de 2016, onde recebeu o título da basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. O cardeal também é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano) e da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) e da Congregação para o Clero (Vaticano).

Despedida

O Papa Francisco assinou, em 11 de março, o ato de acolhimento da renúncia do então arcebispo de Salvador, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. No mesmo documento, o líder da Igreja Católica nomeou o cardeal Sérgio da Rocha para assumir os trabalhos na capital baiana. 

Desde então, ele permaneceu como administrador da Diocese, na capital federal, até a missa de despedida, no sábado (30/5). A cerimônia foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais,em função das restrições impostas, até então, por decreto governamental, em virtude da pandemia do novo coronavírus.  

Novo arcebispo

A Arquidiocese de Brasília  realizará um processo de eleição para escolher um administrador diocesano. A Diocese tem oito dias, a partir das 20h desta sexta-feira (5/6), momento em que dom Sergio toma posse, em Salvador, para eleger o novo líder, que fica no cargo até a indicação do Papa Francisco para o novo Arcebispo da capital. No entanto, não há data prevista para a determinação do líder máximo dos católicos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags