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Correio Braziliense

Loja do McDonald's obriga funcionários a trabalhar com sintomas de covid-19

Suposta omissão com as regras de prevenção de contaminações pelo coronavírus teria ocorrido na unidade da 114/115 Sul. Em denúncia feita ao Correio, funcionário afirma que há pelo menos três casos positivos de infecção pelo vírus


postado em 05/06/2020 15:54 / atualizado em 05/06/2020 17:57

(foto: PAUL ELLIS/AFP)
(foto: PAUL ELLIS/AFP)
Nesta quinta-feira (4/6), um funcionário do MCDonalds denunciou, pelas redes sociais, susposta omissão da franquia da entrequadra 114/115 Sul sobre casos de covid-19 na unidade. Segundo ele, trabalhadores foram obrigados a ir ao serviço mesmo com sintomas da doença e há relatos de ameaças de demissão.
 
O funcionário Hitalo Almeida, 21, denuncia ainda que os relatórios que vinham sendo realizados diariamente sobre o estado de saúde da equipe estavam sendo falsificados pelos gerentes. “Teve gente que, mesmo com os sintomas da doença, mesmo falando que sim, eles escreviam que não apresentavam sintomas”, afirmou ao Correio
 
Ainda de acordo com ele, até hoje são três casos confirmados de coronavírus na lanchonete. Hitalo conta que os gestores não estão comunicando os casos positivos para os outros funcionários.   
 
O funcionário lembra que o primeiro teste positivo para coronavírus ficou com resultado pronto em 29 de maio e que somente nesta terça-feira (3/6) eles receberam os equipamentos de proteção individual necessário à prevenção de contaminações.
 
Além disso, há relatos de supostas ameaças de demissão dos funcionários que não querem trabalhar sendo expostos ao vírus. Alguns funcionários disseram ter deixado de ir ao trabalho por conta própria por estarem com a doença.  A reportagem ouviu outros trabalhadores que confirmaram as denúncias, mas preferiram não se identificar.
 
Em nota enviada por meio da assessoria de imprensa, a empresa garantiu que segue protocolos de hiegiene e que afasta do trabalho todos os funcionários com sintomas ou diagnóstico de covid-19, além de oferecer os equipamentos de proteção individual. "A empresa destaca ainda que ao ser notificada do diagnóstico positivo para coronavírus de um de seus funcionários, o afastou imediatamente de suas funções, sem que retornasse ao ambiente de trabalho, e realizou a limpeza e higienização profunda de todos os ambientes do restaurante. A companhia esclarece ainda que, em 3 de junho, seguindo o cronograma para reforço da proteção de toda a sua força de trabalho e clientes, adotou as viseiras de acrílico como item de segurança obrigatório na unidade", informou. 
 
Veja a íntegra da resposta da empresa: 
 
A empresa esclarece que, desde o início da pandemia, reforçou os seus rigorosos protocolos de segurança e saúde para assegurar a proteção aos seus funcionários e clientes, seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde do país, inclusive tomando a decisão de fechar os salões de seus restaurantes em meados de março.
 
O protocolo especial implementado em seus restaurantes, inclusive na unidade da EQS 114/115, em Brasília, prevê o uso de máscaras e luvas pelos funcionários, a instalação de barreiras acrílicas para proteção física dos atendentes, o reforço dos procedimentos de limpeza de equipamentos e superfícies, demarcações de distanciamento, entre diversas outras ações. Os colaboradores receberam ainda kits de máscaras e álcool gel para o transporte entre a casa e o local de trabalho.
 
Outra medida realizada diariamente em todas as unidades no Brasil é o monitoramento da temperatura dos funcionários e uma checagem, por meio de um questionário, sobre possíveis sintomas relacionados ao Coronavírus. O colaborador que apresentar qualquer sintoma automaticamente é afastado das atividades e recebe acompanhamento especializado e orientações médicas. Já os restaurantes passam pela sanitização recomendada pelos órgãos competentes diariamente.
 
A empresa destaca ainda que ao ser notificada do diagnóstico positivo para coronavírus de um de seus funcionários, o afastou imediatamente de suas funções, sem que retornasse ao ambiente de trabalho, e realizou a limpeza e higienização profunda de todos os ambientes do restaurante. A companhia esclarece ainda que, em 3 de junho, seguindo o cronograma para reforço da proteção de toda a sua força de trabalho e clientes, adotou as viseiras de acrílico como item de segurança obrigatório na unidade.
 
Além dessas medidas, a empresa também tem acompanhado de forma mais próxima as suas equipes em restaurante, por meio dos seus profissionais de Recursos Humanos e gerentes, visando esclarecer dúvidas e tratar qualquer questão individual. A companhia segue trabalhando para manter um ambiente seguro e saudável para funcionários, parceiros e clientes e buscando formas de apoiar a população nesse período de pandemia.
 
 
* Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer 

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