Cidades

TJDFT mantém lei que institui política de depressão pós-parto

Governador Ibaneis Rocha solicitou a permissão de uma medida cautelar para suspender a vigência da lei. Câmara Legislativa e Ministério Público foram contra

Correio Braziliense
postado em 05/06/2020 18:17

Governador Ibaneis Rocha pede suspensão de norma que dispõe sobre a política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto nas redes pública e privada de saúde do DFO Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) negou o pedido de liminar ajuizado pelo governador Ibaneis Rocha. A ação pedia a permissão de uma medida cautelar para suspender a vigência da lei distrital 6.256/2019. A norma dispõe sobre a política de diagnóstico e tratamento da depressão pós-parto nas redes pública e privada de saúde do DF. O conselho optou em manter a lei distrital.

 

O argumento utilizado pelo governador foi de que a norma padece de vício formal, ou seja, não está de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos, uma vez que teve iniciativa parlamentar e trata sobre saúde, assunto que cabe à União legislar. Além disso, Ibaneis alegou a ocorrência de vício material, ação de contrariar alguma norma da constituição, por invasão de competência, reservada à administração, no caso, a Secretaria de Saúde.

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal defendeu a legalidade da lei, e argumentou que não há requisitos para a aprovação da medida cautelar de suspensão. O MPDFT também não encontrou nenhum tipo de vício e foi contra a validação da liminar.

 

O entendimento dos desembargadores seguiu o mesmo pensamento. Segundo eles, o DF atuou dentro da sua esfera de competência para legislar sobre o tema relativo à saúde. “A Lei 6.256/2019, em verdade, apenas reforça a importância do tratamento da depressão pós-parto, mediante descrição dos objetivos da supramencionada política, as quais, de certo, fazem parte das atribuições da Secretaria de Saúde”.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags