Publicidade

Correio Braziliense

Mais de 30 mil passaram pelo teste rápido por meio da testagem itinerante

A ação é realizada nas regiões não alcançadas por meio das testagens em drive-thru


postado em 06/06/2020 17:54 / atualizado em 06/06/2020 23:09

Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site(foto: AFP / NICOLAS ASFOURI)
Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site (foto: AFP / NICOLAS ASFOURI)
Em treze dias de testagem itinerante, a Secretaria de Saúde aplicou 30.499 testes rápidos para a covid-19 e confirmou a doença em 1.973 brasilienses. A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, fez 3.688 exames e detectou o novo coronavírus em 657 pessoas. São Sebastião fez 3.881 testes e identificou a doença 184 vezes.
 
Na última sexta-feira (5/6), a ação ocorreu em sete áreas do DF e testou 2.257 moradores das regiões não alcançadas pela testagem por meio do drive-thru. A covid-19 foi identificada em 214 testes e, mais uma vez, a Estrutural registrou mais casos dentre as áreas que receberam a ação da Secretaria de Saúde. Foram 58 infecções confirmadas num total de 293 exames feitos.
No Itapoã foram realizados 457 testes que registraram a covid-19 em 48 moradores da região. Já no Pôr do Sol, foram feitos 309 testes e 46 novos casos de coronavírus confirmados.
 
A Secretaria de Saúde frisa que o exame deve ser feito por pessoas sintomáticas, uma vez que a detecção dos anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus costuma ser mais precisa a partir do sétimo dia de exposição ao vírus.
 
Durante as ações, máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal são distribuídos à população. Além disso, as equipes da pasta reforçam as orientações quanto às medidas de prevenção.
 
Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.
 
Proxima semana
 
A testagem itinerante ocorrerá, entre a próxima segunda-feira (8/6) e sexta-feira (12/6), em sete áreas urbanas e rurais do Distrito Federal. O público-alvo da ação são pessoas que apresentam sintomas da covid-19.
 
Serão contempladas, desta vez, as zonas rurais do Paranoá, São Sebastião e Park Way. Na área urbana, Riacho Fundo II, Candangolândia e Noroeste receberão a ação. A Secretaria de Saúde esclarece que, no Noroeste, a testagem será exclusiva para trabalhadores da construção civil.
 
Com informações da Agência Brasília 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade