Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 04:14
Golpe promete saque emergencial
Em tempos de serviços digitais e informações sendo compartilhadas a todo momento na internet, um golpe envolvendo o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de R$ 1.045, tem feito milhares de vítimas. Segundo a Psafe, desenvolvedora de software de segurança, mais de 90 mil acessos e compartilhamentos do link falso foram detectados, e 15 URLs maliciosas identificadas.
O golpe ocorre por meio de uma página falsa na internet. Com ela, os golpistas solicitam dados pessoais das vítimas e, em seguida, pedem o compartilhamento do link com seus contatos de WhatsApp, como uma suposta garantia para o recebimento do valor. Os estados com maior número de vítimas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Segundo informações da Psafe, foram registrados cerca de mil casos no Distrito Federal.
Diretor da desenvolvedora de software, Emilio Simoni explica que, quando a vítima informa seus dados no link malicioso, fica vulnerável ao vazamento de informações pessoais, que podem ser usadas pelos cibercriminosos para realizar a assinatura de serviços on-line, além de abrir contas em bancos com os dados roubados. “Outro problema é quando a vítima compartilha o link malicioso com seus contatos, ela torna-se um vetor de disseminação do golpe, o que garante aos cibercriminosos um crescimento acelerado dos ataques”, ressalta.
Na mensagem enviada pelos criminosos, há o falso link para que o usuário consulte a aprovação de seu benefício e a possível data para o saque. Essa dinâmica havia sido observada, anteriormente, em outros ciberataques, como o que prometia o cadastro no Programa de Auxílio Emergencial do Governo. No entanto, diferentemente do primeiro golpe, este ainda redireciona a vítima para um site que solicita permissão para o envio de notificações. “Quando a pessoa concede a permissão para o envio das notificações, os criminosos podem utilizá-la para repassar propagandas, com as quais lucram, e, até mesmo, aplicar novos golpes”, alerta Simoni.
Foi o caso da doméstica Sofia Maria Pereira, 55 anos. Ela conta que recebeu o link de uma vizinha, mas, antes de clicar, pediu ajuda para a filha, com medo de fazer algum procedimento errado. Foi quando desconfiou da mensagem. “Eu não entendo muito de rede social. Pedi a ajuda da minha filha para não fazer nenhuma besteira, mas ela logo percebeu que poderia ser falso”, conta. “Como a maioria das coisas está sendo feitas pela internet, hoje, por conta da pandemia, quem é mais velho e não conhece muito, acaba caindo no golpe. Aconselho a quem tiver pessoas mais jovens por perto a pedir ajuda”, reforça Sofia.
Recomendações
O delegado Dário Taciano de Freitas Júnior da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) explica que, para evitar esse tipo de golpe, é importante que o usuário suspeite dos links, ainda que enviados por conhecidos ou familiares. “Cheque a veracidade das informações. Antes de clicar em links, faça uma busca rápida pela internet e confirme a veracidade da mensagem”, reforça Dário. Para fugir de golpes em ambiente digital, o delegado aconselha que o consumidor esteja atento a algumas características dessas mensagens. “É comum que a plataforma desses links maliciosos contenha erros gramaticais”, alerta.
Dário diz, ainda, que o número de ocorrências desse tipo de golpe teve um aumento significativo durante o período de pandemia. Como forma de enfrentamento, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ampliou o rol de ocorrências que podem ser registradas pela internet, sem a necessidade de que a vítima compareça a uma delegacia. “É uma investigação extremamente técnica. Mas, como é sabido, o crime digital deixa rastros. Dessa forma, o meio virtual viabiliza a identificação de provas e, por intermédio de uma investigação, é possível chegar ao verdadeiro autor do fato”, explica o delegado.
A quem recorrer?
Para o advogado especialista em direito do consumidor Welder Rodrigues Lima, é importante que o consumidor não clique em links sem ter a certeza de sua credibilidade. “Jamais deve-se fornecer dados pessoais ou compartilhar endereços eletrônicos desconhecidos”, orienta. “Qualquer informação envolvendo programas governamentais devem ser esclarecidas junto aos sites oficiais do governo ou da instituição financeira. O endereço oficial pode ser obtido por meio de pesquisas nos sites de buscas ou por meio de telefone disponível para atendimento ao consumidor”, detalha.
Welder destaca que, caso o consumidor seja lesado, é preciso que mantenha consigo elementos que comprovem o fato, como as mensagens recebidas e o endereço do site. “Jamais delete qualquer informação, pois tudo pode ser útil para uma possível investigação policial”, ressalta. O advogado completa que, se houver dano, o usuário deve denunciar na delegacia. “Após o registro da ocorrência e, caso seja possível identificar o autor do golpe, poderá, ainda, ajuizar uma ação civil pleiteando a reparação dos danos materiais e, até mesmo, morais”, finaliza.
*Estagirário sob supervisão de Guilherme Marino
Saque emergencial do FGTS
O saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vai liberar até R$ 1.045 para os trabalhadores que têm contas no FGTS ativas ou inativas. Primeiramente, o valor estará disponível em uma conta digital da Caixa e, só depois, poderá ser sacado presencialmente nas agências do banco. A medida provisória que autorizou essa nova rodada de saques do FGTS tem o intuito de ajudar os trabalhadores brasileiros a enfrentarem a crise do novo coronavírus. Os pagamentos vão começar em 15 de junho e poderão ser realizados até 31 de dezembro. O calendário ainda será divulgado pela Caixa.
Amazon
Atraso na entrega
» Emerson Silva
Plano Piloto
Emerson Silva buscou o Grita do Consumidor por conta do atraso na entrega de uma encomenda feita pela Amazon. Ele conta que fez o pedido de um DVD, mas não consegue rastrear o pacote, pois o link disponível no portal não funciona. O leitor afirma que o site da empresa prometeu a entrega até 25 de maio. Depois, mudou o prazo para 28 de maio. Emerson informa, ainda, que questionou a Amazon três vezes, mas não recebeu resposta. “O produto está pago, mas nunca recebi nenhum contato da empresa para ter explicações nem quando questionei por meio do próprio site da Amazon”, disse.
Resposta da empresas
A Amazon informa que vai verificar o atraso com o setor de atendimento ao consumidor e fará o possível para resolver a questão.
Comentário do consumidor
“Eles têm um rastreador, mas não deu sequência. Espero que se resolva.”
Soul Telecom
Internet lenta
» Jhonny Guimarães
Ceilândia
O consumidor Jhonny Guimarães reclamou das constantes quedas de conexão de internet da empresa de telefonia Soul Telecom. Segundo ele, em alguns dias, a conexão de internet chega a cair por até 30 minutos. Além das quedas, o leitor reclama de constantes oscilações na velocidade da internet, mesmo no plano contratado por ele, de 50 megabytes. “Em horários de pico, cai drasticamente a velocidade da conexão e eles sempre dão a desculpa de que a rede está em manutenção, por isso causa as desconexões e as instabilidades de velocidade”, disse.
Resposta da empresa
A Soul Telecom informa que está sempre buscando oferecer o melhor serviço para seus clientes. Acrescenta que, com o isolamento social, a demanda por internet cresceu muito, o que ocasionou um congestionamento no tráfego da rede, mas que a operadora está buscando soluções para esse problema.
Comentário do consumidor
“Depois da reclamação, a empresa fez uma visita técnica. O problema era simples de ser resolvido, faltou treinamento no atendimento ao cliente.s”
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