Cidades

GDF deflagra operação de combate ao coronavírus em Ceilândia

Doença cresce, exponencialmente, na cidade e ameça o funcionamento do sistema de saúde

Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 10:00
Forças de Segurança em Ceilândia Uma grande operação para inibir o aumento dos casos de coronavírus em Ceilândia foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (8/6). Oficiais do Exército, agentes da Polícia Civil e integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram deslocados até a cidade nas primeiras horas do dia.

No centro, Polícias Civil e Militar iniciaram o apoio, garantindo a segurança das equipes do DF Legal na fiscalização do fechamento do comércio, que deve durar por pelo menos 72 horas. O Correio apurou que tropas do Corpo de Bombeiros também foram deslocadas para prestar apoio. Já o Exército, atua no combate à dengue.
  
Logística e estratégias foram definidas em duas reuniões que ocorreram na sexta-feira (5/6), de acordo com fontes ouvidas pelas reportagem.
 
Forças de segurança estão em Ceilândia atuando no combate ao coronavírus Desde a semana passada, o governo se mantém atento ao crescimento da doença na maior cidade do DF, que já registra 2.040 casos e 43 mortes, enquanto as ruas permanecem lotadas. Estrutural e Taguatinga também levantam grande preocupação. 

Diferente do que está ocorrendo nas demais regiões da capital, as áreas sob restrição do comércio terão a fiscalização apertada, e multas serão aplicadas em que estiver nas ruas, fora da quarentena. Quem descumprir a ordem, será forçado a suspender as atividades pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros.

Homens de batalhões que atuam em outras regiões administrativas devem ser mobilizados para as duas cidades. Taguatinga deve passar por avaliação para eventualmente ser incluída no bloqueio total das atividades públicas, do comércio e da restrição de circulação nas ruas.

Pelotão do Exército se concentra em Ceilândia Norte
 
O governo chegou a avaliar a possibilidade de decretar lockdown (fechamento total), com restrição a todas as atividades comerciais e de circulação nas ruas e em locais públicos.

No entanto, a avaliação imediata é de que o problema ainda pode ser contornado sem a aplicação de medidas mais radicais. O temor do governo é que o sistema de saúde local entre em colapso e o número de mortes aumente significativamente.
 
O pelotão de cavalaria do Exército se concentra na quadra 5 de Ceilândia Norte. As tropas se concentram no combate à dengue, que também se espalha pela cidade. A infecção por ambas as doenças em um mesmo inidivíduo tem potencial para agravar o quadro de saúde dos pacientes. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Militares em Ceilândia
    Militares em Ceilândia Foto: Divulgação / Philipe Moreira
  • militares enfileirados em Ceilândia
    militares enfileirados em Ceilândia Foto: Divulgação / Philipe Moreira

Tags