Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 14:49
Ceilândia, região administrativa com mais casos de coronavírus no Distrito Federal, poderá monitorar os casos da doença pelo aplicativo de celular “DF Contra o Coronavírus”. Além de acompanhar os pacientes testados positivos, o novo módulo do aplicativo vai monitorar o estado de saúde das pessoas diagnosticadas com o vírus.
A ferramenta lançada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), utiliza uma assistente virtual chamada “Ana”, que esclarece informações e orientações sobre a covid-19 para a população do Distrito Federal.
Agora, ao entrar em contato com Ana, o paciente também pode acessar um novo módulo do aplicativo que atende pelo nome de Gabriela e que passará a monitorar todos os casos de covid-19 notificados na região, as condições de saúde dessas pessoas, além de interagir com elas e direcioná-las para um atendimento personalizado de call center com equipe de saúde coordenada por médicos.
Tanto a Ana quanto a Gabriela se comunicam com os usuários por meio do WhatsApp, pelo número (61) 99819-6599.
Ao entrar em contato com as assistentes virtuais, as pessoas poderão fazer uma autoavaliação de sintomas antes de se dirigirem para uma unidade de saúde ou para o drive-thru de testagens rápidas. Se o caso for considerado de atenção, de acordo com os critérios médicos definidos por especialistas, o atendimento é direcionado para um analista. Nesta etapa, o usuário poderá relatar melhor a sua situação e, se for o caso, será direcionado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Assistente virtual
A bot Gabriela vai acompanhar pacientes com quadro compatível da Covid-19 nas regiões administrativas do DF. Também pelo WhatsApp, a assistente virtual entrará em contato pelo número informado pelos pacientes e acompanhará por 14 dias a evolução do quadro de saúde daqueles que tiveram diagnóstico positivo e que foram orientados para o isolamento domiciliar.
Neste momento e diante da situação que se encontra, liderando os números de casos no DF, Ceilândia será a primeira cidade a ser monitorada por Gabriela.
A partir dos dados colhidos por meio dos atendimentos feitos pela plataforma e dos monitoramentos para saber como os casos evoluem, as regionais podem adotar estratégias específicas para aquela população.
Com informações da Agência Brasília
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.