Cidades

DF reduz em 30% o deficit nos bancos de leite humano

Em maio, a Secretaria de Saúde arrecadou doação de 1,7 mil litros de leite

Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 14:28
Bancos de Leite do DF comemoram aumento de doações em maio 
Apesar das dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus, as doações nos Bancos de Leite Humano  (BLH) do Distrito Federal aumentaram no último mês. Ao todo, a rede BLH da Secretaria de Saúde conseguiu doação de 1,7 mil litros de leite para alimentar bebês internados na neonatologia das maternidades do DF.  Foram alimentados mais 120 bebês e capacitadas mais 178 mamães lactantes para o programa em comparação com o mês de abril. 

 
Com isso, o  Distrito Federal diminuiu o deficit de 30% nos estoques, existente desde janeiro, quando registrou o pior número dos últimos quatro anos, com apenas 1,1 mil litros coletados. Segundo a secretaria, foram as próprias doadoras que ligaram nas unidades ou na Ouvidoria da Secretaria de Saúde (160) e se cadastraram pelo site Amamenta Brasília. Os pacientes beneficiados são crianças internadas nas unidades neonatais que, por algum motivo, não podem, neste momento, receber o leite da mãe biológica.

Como doar

 
Para doar leite, as interessadas devem ligar no telefone 160, opção 4, ou se cadastrar diretamente pelo site Amamenta Brasília. Para que os estoques não caiam, os bancos de leite têm realizado atendimento com horário marcado, por WhatsApp, por vídeochamadas. Também recebe quem chega ao local sem horário marcado, já que a principal função dos bancos de leite é acolher e incentivar as mulheres a amamentarem. Para entrar em contato e conhecer mais sobre o programa, acesse a página do Banco de Leite com os contatos das unidades.

Devolução dos potes 

 
Às mamães é pedido que, ao deixarem de doar, se possível, devolvam os potes de doação. A solicitação da devolução pode ser feita ligando para a Ouvidoria. A equipe vai buscá-los na residência da doadora.

A unidade está com o estoque de frascos reduzido e aguarda a finalização da licitação para a compra do material. O setor também aceita doações do produto – é preciso ser de vidro e ter a tampa de plástico. A devolução também pode ser feita diretamente em uma das unidades com o serviço. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags