Cidades

Roubos e furtos caem 21% no DF, mas cresce número de assaltos a residências

Maioria dos registros de roubos e furtos apresentaram redução, no entanto, roubo a residência teve crescimento de 5,64%. Os dados são dos primeiros cinco meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado

Correio Braziliense
postado em 08/06/2020 18:58
Primeiros cinco meses do ano teve queda nos crimes contra o patrimônio no DFDe janeiro a maio, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) registrou 14.908 ocorrências de crimes contra o patrimônio. O número representa uma queda de 21,25% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram computadas 18.931 registros relacionados às seis tipificações de roubo e furto. 

A maior redução foi nos roubos a pedestre, com 24% de ocorrências a menos. De acordo com a pasta, neste ano, 9.284 pessoas foram roubadas nas ruas do DF. No mesmo período do ano passado foram 12.282. 

Também foi 23% menor a quantidade de ocorrências de roubos em ônibus – foram 474 neste ano e 620 em 2019. Os roubos de carros reduziram 22% e os furtos em veículos tiveram queda de 13%. Mesmo com parte dos estabelecimentos fechados, o roubo a comércio diminuiu 15%. 

O comandante do Centro de Comunicação Social da PMDF, coronel Souza Oliveira, acredita que ação constante da polícia permitiu esses números. “Com a redução de pessoas nas ruas e fechamento do comércio, a Polícia Militar não reduziu o emprego operacional. Pelo contrário, manteve a quantidade de policiais em atuação, tornando mais contundente com aumento de produtividade”, afirma. 

No entanto, o crime de roubo a residência aumentou 5,64% em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros cinco meses do ano, foram 206 ocorrências registradas, contra 195 no mesmo período de 2019. De acordo com o coronel, uma hipótese é que, com a população mais em casa, o que seria um pequeno furto pode ter virado roubo, com emprego de violência. 

“A recomendação é adotar todas as medidas preventivas possíveis, como maior cautela ao chegar e sair, orientar porteiros, manter portão fechado”, orienta. “O oportunista sempre vai existir, então é preciso diminuir a chance de sucesso”, ressalta Souza. 


Apreensões 

Segundo o comandante do Centro de Comunicação Social da PMDF, coronel Souza Oliveira, o maior efetivo de policiais pela cidade possibilitou a retirada de mais armas e drogas de circulação. “Todas essas apreensões estão diretamente ligadas à prevenção de outros crimes, como roubos, homicídios e acertos de contas”, explica o coronel. 

De acordo com a Polícia Militar, foram recolhidas 727 armamentos esse ano. O que representa um aumento de 19,18% em relação a 2019, quando foram apreendidos 610 nos primeiros cinco meses. 

A quantidade de apreensões de entorpecentes, alucinógenos e estimulantes também superou o primeiro semestre do ano passado. O número de selos de LSD recolhidos passou de 131 para 410. De comprimidos de rohypnol subiu de 3.589 para 5.721. Das unidades de ecstasy, de 131 para 1.455.  

Registros de ocorrência

Para evitar aglomerações em tempos de prevenção ao coronavírus, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ampliou as possibilidades de fazer ocorrências on-line. Entre os delitos que podem ser registrados pela internet estão: roubo, violação de domicílio, furto em residência ou comércio, roubo de veículos ou cargas e demais crimes contra o patrimônio com emprego de violência física. 

Para fazer o boletim de ocorrência, basta acessar o site da Delegacia Eletrônica, que está disponível 24 horas. Após o preenchimento dos dados e envio do formulário, a ocorrência é analisada por um policial civil, que poderá entrar em contato com o comunicante para tirar dúvidas. O atendimento nas delegacias continua normal, com protocolos específicos.
 
Maioria dos registros de roubos e furtos apresentaram redução, no entanto, roubo a residência teve crescimento de 5,64%. Os dados são dos primeiros cinco meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags