Cidades

Aumento de fluxo no transporte acompanha crescimento de casos de covid-19

Pesquisa da Codeplan mostra que a trajetória de casos acumulados aumentou na semana entre 31 de maio e 6 de junho, justamente no período de pico do número de acessos no transporte público

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 12:23
Casos aumentam enquanto fluxo no transporte sobeO crescimento de casos confirmados de coronavírus no Distrito Federal acompanhou o crescimento do fluxo de acesso ao transporte público, segundo estudo. A pesquisa foi divulgada pela Companhia de Planejamento (Codeplan) e verificou que havia uma alteração constante na trajetória de expansão de casos acumulados, mas que ela apresentou um aumento na semana entre 31 de maio e 6 de junho, justamente quando houve o pico do número de acessos no transporte público.

Neste período analisado, a Codeplan computou o maior fluxo de acesso aos ônibus e metrô, com pico em 5 de junho, quando foram computados 553.975 acessos. O número é aproximadamente 5% maior com relação ao mesmo dia da semana anterior, 29 de maio.
 
Gráfico ilustra dados 
 
Um gráfico exposto no estudo coloca lado a lado o fluxo de viagens no transporte público e casos de covid-19 nos últimos 30 dias, mostrando uma relação crescente de ambos, com variações já esperadas durante dias de fim de semana. 

A Secretaria de Saúde divulgou, na noite de segunda-feira (8/6), que o DF tem 16.948 pessoas diagnosticadas com covid-19 e 226 mortes. Os números do  transporte coletivo são medidos através do sistema de bilhetagem do transporte rodoviário e o transporte por trilhos (Metrô-DF).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags