Cidades

Serviços de atendimento a idosos do MPDFT continuam a distância

As demandas para a pasta devem ser realizadas por telefone, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail do ministério

Correio Braziliense
postado em 09/06/2020 18:15
fachada mpdftDurante este período de pandemia do novo coronavírus, os serviços de proteção aos idosos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) estão funcionando por meio de telefones e e-mails. O objetivo é garantir os direitos das pessoas com mais de 60 anos, que podem estar ainda mais vulneráveis a violações na quarentena. 

Atualmente, o MP conta com duas unidades para compor a força-tarefa de enfrentamento ao coronavírus e que têm atuado para proteger os direitos dos idosos: a Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa (Projid) e a Central Judicial do Idoso (CIJ). As demandas podem ser realizadas por telefone ou e-mail (veja serviço).

Segundo o MPDFT, o tema com maior atenção da Projid são as instituições que abrigam idosos, um dos grupos mais vulneráveis à infecção pela covid-19. A pasta está monitorando esses locais para confirmar se as normas da Organização Mundial da Saúde e da Vigilância Sanitária estão sendo seguidas. 

A promotora titular da Projid, Maércia Correia de Mello, destaca que “com a confirmação de casos de covid-19 entre idosos institucionalizados, concentramos nossos esforços para assegurar que essa população seja protegida da forma mais adequada possível". "Temos buscado estreitar ainda mais o diálogo com os setores do governo que atuam em prol do idoso.”

Visando manter a segurança desse grupo, a Projid realizará, em 16 de junho, um encontro virtual para discutir medidas de enfrentamento à pandemia. “Estamos convidando para participar desse encontro gestores de todas as instituições de longa permanência de idosos e servidores do GDF com atuação nas áreas de saúde e assistência social”, acrescenta a promotora Maércia de Mello.

Além disso, a promotoria tem atuado, em conjunto com as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, para garantir o fornecimento de testes para detectar a infecção por coronavírus nos residentes e funcionários das instituições que abrigam idosos. 


Serviço

Projid
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Telefone: 0800 644 9500 (ligação gratuita)

CIJ
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Telefone: (61) 3103-7609
E-mail: centraljudicialdoidoso@tjdft.jus.br

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags