Cidades

UnB é top 10 no ranking brasileiro

De acordo com o levantamento anual feito pela QS Quacquarelli Symonds, Universidade de Brasília subiu de colocação entre as melhores instituições do país. USP é a mais bem classificada

Correio Braziliense
postado em 10/06/2020 04:16
UnB saiu do 12º lugar e passou para a 10ª colocação. Instituição fundada em 1962 oferece 137 cursos, atualmente
A Universidade de Brasília (UnB) subiu no ranking de melhores universidades brasileiras e, agora, está entre as 10 mais bem colocadas de acordo com o QS World University Rankings, feito pela consultoria global de ensino superior QS Quacquarelli Symonds.

Na última divulgação dos dados, a UnB ocupava a 12ª colocação, hoje, a instituição ocupa o 10º lugar. O levantamento será divulgado hoje, mas o Correio recebeu a informação com antecedência. A universidade fundada em 1962, atualmente, tem cerca de 38 mil alunos e oferece 137 cursos, nos quatro campi da instituição.

Destaque
A Universidade de São Paulo (USP) continua sendo a instituição brasileira com maior destaque no ranking. A USP, no pódio mundial, subiu da 116ª para a 115ª posição — o melhor desempenho desde o início da publicação do levantamento.

Este é o terceiro ano consecutivo em que a USP melhorou de classificação mundialmente. De acordo com a QS, a ascensão da USP, no contexto mundial, deve-se principalmente à melhoria no desempenho na área de pesquisa.

A instituição subiu 38 posições no indicador de citações por faculdade, que mede o impacto dos trabalhos acadêmicos produzidos por professores das universidades. A USP está agora entre as 350 principais instituições de pesquisa do mundo.

Segundo a opinião de acadêmicos consultados pela QS, a melhor universidade do Brasil é a USP, que recebeu a 48ª melhor nota do mundo (88.6.2/100) no indicador de reputação acadêmica.

De acordo com 44 mil empregadores consultados pela QS, os melhores graduados são aqueles provenientes da USP, que recebeu a nota 67.4/100 no indicador de reputação entre empregadores. No entanto, a USP não faz mais parte do top 100 global em empregabilidade de graduados.

Entre as instituições brasileiras, depois da Universidade de São Paulo, aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocupam a 2ª e a 3ª colocações, respectivamente.

Apesar de estar na segunda posição nacional, a Unicamp caiu internacionalmente. No ranking geral, a Universidade Estadual de Campinas baixou 19 posições, ficando em 233º lugar.

Apesar de algumas melhorias, a QS analisou dados que mostram que o setor de ensino superior do Brasil se tornou menos atraente para professores e estudantes internacionais.
Todas as 14 universidades brasileiras presentes no ranking viram suas pontuações nos indicadores de apelo internacional, que é a proporção de corpo docente internacional e proporção de alunos internacionais, caírem no último ano. 


Ranking do Brasil

Confira as posições das melhores universidades brasileiras

1º — Universidade de São Paulo (USP)
2º — Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
3º — Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
4º — Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
5º — Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
6º — Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
7º — Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
8º — Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)
9º — Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
10º — Universidade de Brasília (UnB)
11º — Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
12º — Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
13 º — Universidade Federal do Paraná (UFPR)
14º — Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

* Para visualizar o ranking completo basta acessar o site. https://www.topuniversities.com/




Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags