Cidades

DF registra 1,1 mil casos do novo coronavírus no sistema penitenciário

Dado leva em consideração o número de policiais e detentos infectados com a covid-19 em presídios no Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 10/06/2020 11:55
Dois presos morreram vítimas do novo coronavírusO número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no sistema prisional chegou a 1.110. O dado, que inclui detentos e policiais penais, está no último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (SES), na terça-feira (9/6). Foram registrados 20 casos a mais em 24h.

 

São 840 presos diagnosticados com o vírus da covid-19, com duas mortes. O primeiro óbito aconteceu em 19 de maio e o segundo no dia 2 de junho. Os dois presos, de 32 e 40 anos, estavam internados no Hospital da Asa Norte (Hran).

Segundo a pasta, parte dos que testaram positivo ainda aguarda a contraprova, ou seja, os números podem sofrer alterações nos próximos levantamentos. "Reeducandos que por ventura apresentem algum tipo de agravamento no estado de saúde são imediatamente encaminhados para o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Os demais contaminados são acompanhados por equipes de saúde nas próprias unidades prisionais", informou a pasta, em nota.

 

 

Saiba Mais

Entre os agentes penitenciários, 240 testaram positivo para a doença, com 221 já recuperados e 19 em recuperação. O policial Francisco Pires de Souza, de 45 anos, é a única vítima entre os agentes, ele ficou quase 20 dias internado no Hran e faleceu no dia 17 de maio. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP),  "todas as unidades prisionais apresentam mais policiais penais curados do que ativos para a doença".

 

As visitas nas unidades prisionais estão suspensas desde o dia 25 de março, quando o governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou uma portaria proibindo a entrada de advogados e familiares de presos nas penitenciárias. A medida continua valendo até o dia 12 de junho.

 

Uma comissão composta por juízes, representantes do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), da Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos, acompanha a evolução da pandemia nos presídios do Distrito Federal.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags