Cidades

Detentos fizeram churrasco com bebida em lavanderia do Hran

As imagens foram gravadas em vídeo por um dos participantes. Segundo a Secretaria de Saúde o fato aconteceu há três meses e não foi uma confraternização autorizada

Correio Braziliense
postado em 10/06/2020 14:28

Os detentos faziam parte de um programa de reeducação e foram desligadosUm grupo de presidiários participantes de um programa de ressocialização da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF fez uma festa na lavanderia do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O churrasco com bebida alcoólica no interior da unidade de saúde, referência no tratamento da covid-19, foi registrado por um dos participantes.

Nas imagens, é possível ver os detentos aglomerados, sem máscaras, misturando bebidas e assando carne. Segundo a Secretaria de Saúde, o vídeo “foi gravado há três meses”, no início da pandemia, em “uma área isolada”. Segundo a pasta, esta foi uma confraternização não autorizada.

Saiba Mais

Nove apenados e um servidor foram identificados. Os presos foram desligados do programa de reeducandos e retornaram à instituição prisional. O servidor responde a Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

A Secretaria de Justiça e Cidadania informou, por meio de nota,  que a Funap, vinculada à Sejus, teve conhecimento dos fatos e entrou em contato com o executor do contrato para solicitar o desligamento dos reeducandos. “Eles não têm permissão para fazer festa ou ingerir bebidas alcoólicas e a supervisão do trabalho cabe ao órgão contratante, embora a Funap possua a figura do preposto que visita esporadicamente os locais ou as solicitações”. De acordo com a pasta, outros reeducandos foram selecionados e substituíram os que foram afastados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags