Apesar das portas das igrejas estarem abertas para os fiéis, algumas celebrações ainda não podem acontecer. É o caso da festa de Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira (11/6). A solenidade, que já virou tradição em Brasília, foi suspensa pela Arquidiocese de Brasília. A decisão foi tomada com o objetivo de evitar o contágio do novo coronavírus.
Em vídeo, o recém eleito administrador da Arquidiocese de Brasília, Dom José Aparecido, avisa que a solenidade celebrada na Esplanada dos Ministérios – montagem dos tapetes, santa missa e procissão dos fiéis – não poderá acontecer, mas pede às igrejas que, ainda assim, celebrem a data. “Nós rogamos a todas as paróquias que celebrem as missas com os horários dominicais, com especial solenidade, de tal modo que o Santíssimo Sacramento seja adorado e venerado”.
Dom José Aparecido pede aos fiéis que fazem parte do grupo de risco que “Desejamos que as pessoas que estão nos grupos de risco não se sintam privadas da Eucaristia, pois a graça do sacramento nos é dada pela comunhão espiritual sempre que a fazemos”, afirma Dom José Aparecido. O administrador pede aos fiéis que fazem parte do grupo, para permanecerem em casa: “Acompanhem e adorem o senhor mesmo que a distância, porque o senhor está conosco, ele caminha conosco.
Programação
A festa celebra, solenemente, o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Na Catedral de Brasília, as missas serão realizadas às 10h30 e 18h30. Para participar, os fiéis devem marcar para garantir o lugar, uma vez que a entrada é controlada para respeitar o distanciamento social. Para solicitar, é preciso acessar o site da Catedral. https://catedral.org.br/eventos/corpus-christi-2?occurrence=2020-06-11
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.