Cidades

Queima controlada em parque ecológico ajuda a evitar futuros incêndios

A queima ocorre de forma controlada nesta quarta (10/6). Manejar áreas com fogo é técnica recente no DF

Desde as 14h de hoje (10/6), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Intituto Brasília Ambiental (Ibram), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizam uma queima controlada em parque ecológico do DF. A ação acontece na Estação Ecológica de Àguas Emendadas (Esecae), em Planaltina.

Saiba Mais

Segundo a Sema, a possibilidade de manejar áreas com a utilização do fogo é uma técnica recente no Distrito Federal, mas utilizada em várias Unidades de Conservação Federal, como no Parque Nacional de Brasília (PnB) e na Floresta Nacional de Brasília (Flona), além de outas Unidades de Conservação Federais localizadas em outros estados. 

Ainda segundo a Secretaria, o fato da técnica ser executada no final das chuvas propicia menor intensidade da queima, que torna-se controlada, reduzindo assim o material combustível das unidades de conservação, servindo muitas vezes como um aceiro controlando o incêndio florestal na unidade.
 
No ano passado foi realizado um teste piloto dentro da Esecae, que funcionou bem. Por isso, segundo a Secretaria, a técnica do manejo do fogo está sendo utilizada mais uma vez este ano.