Cidades

Queima controlada em parque ecológico ajuda a evitar futuros incêndios

A queima ocorre de forma controlada nesta quarta (10/6). Manejar áreas com fogo é técnica recente no DF

Correio Braziliense
postado em 10/06/2020 15:58
O objetivo da queima é reduzir o material combustível das unidades de conservação, controlando incêndios futurosDesde as 14h de hoje (10/6), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o Intituto Brasília Ambiental (Ibram), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizam uma queima controlada em parque ecológico do DF. A ação acontece na Estação Ecológica de Àguas Emendadas (Esecae), em Planaltina.

Saiba Mais

Segundo a Sema, a possibilidade de manejar áreas com a utilização do fogo é uma técnica recente no Distrito Federal, mas utilizada em várias Unidades de Conservação Federal, como no Parque Nacional de Brasília (PnB) e na Floresta Nacional de Brasília (Flona), além de outas Unidades de Conservação Federais localizadas em outros estados. 

No ano passado foi realizado um teste piloto dentro da Esecae, que funcionou bem. Por isso, segundo a Secretaria, a técnica do manejo do fogo está sendo utilizada mais uma vez este ano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags