Cidades

Pesquisa da Codeplan mostra que covid-19 é mais letal na periferia

Total de óbitos no Distrito Federal subiu para 232, com 1.343 novos casos. Pesquisa da Codeplan mostra que a letalidade do novo coronavírus é maior nas cidades periféricas, como Recanto das Emas e Riacho Fundo

Correio Braziliense
postado em 11/06/2020 07:00
A estudante Fernanda mora em Samambaia e teme que ela o filho de 9 meses sejam infectados pela covid-19: prevenção e cuidadoO Distrito Federal registrou a maior quantidade de mortes por coronavírus num período de 24 horas. Ontem, a Secretaria de Saúde contabilizou 19 óbitos provocadas pela covid-19. Com os novos registros, a quantidade de vítimas subiu para 232. A maioria das pessoas que perderam a vida para a doença moravam em cidades da periferia. Pesquisa da Companhia de Planejamento (Codeplan) indica que essas regiões apresentam maior taxa de letalidade.

Além dos óbitos, mais 1.343 pessoas testaram positivo para a doença, e o total de diagnosticados chegou a 19.433. Os pacientes que perderam a vida tinham mais de 30 anos e apenas um não tinha comorbidades — outras doenças que agravam os sintomas do coronavírus. Ao todo, as vítimas moravam em Ceilândia (6), Gama (2), Samambaia (2), Brazlândia (1), Itapoã (1), Lago Sul (1), Planaltina (1), Plano Piloto (1), São Sebastião (1), Sudoeste (1), Taguatinga (1) e Vicente Pires (1).

ilustração de dados

A Secretaria de Saúde registra, ainda, 24 óbitos de moradores de outras unidades da Federação, um deles ontem, mas que perderam a vida em unidades hospitalares da capital. Apesar da quantidade de óbitos, 10.403 pessoas estão recuperadas da covid-19. Dos diagnosticados, 65 têm quadro clínico considerado grave e 165 moderado. Com 2.470 casos, Ceilândia continua como a região administrativa de maior incidência da doença. Em seguida, aparecem Plano Piloto (1.549) e Taguatinga (1.337).

Letalidade

O novo coronavírus chegou ao DF por cidades onde o poder aquisitivo é maior, como Lago Sul e Plano Piloto. Hoje, após três meses do início da pandemia, as regiões administrativas da periferia passaram a ser as mais afetadas pela doença. Nas cidades mais afastadas do centro, a covid-19 tem se revelado mais fatal, segundo pesquisa da Codeplan. A taxa de letalidade é medida pela quantidade de vítimas de uma doença em relação ao número de diagnosticados. No Distrito Federal, esse valor é maior no Recanto das Emas, onde 13 pessoas morreram e há 438 infectados. Lá, o índice é de 3,7%, maior do que a média da capital, de 1,3%. A situação é semelhante em outras regiões afastadas do centro.

O Riacho Fundo é a segunda cidade da capital com maior taxa de letalidade: 2,7%. São sete vítimas e 377 diagnósticos da covid-19. Em seguida, está Samambaia, que tem a quarta maior incidência da doença na capital. Com índice de 2,5%, a cidade contabiliza 28 óbitos e 1.137 casos confirmados.

Entretanto, nas cidades de maior poder aquisitivo, não se morre tanto como na periferia. O Plano Piloto, por exemplo, é a segunda região administrativa com mais casos da doença. No total, há 1.549 infectados e 12 mortos. Apesar da quantidade alta, a taxa de letalidade no lugar é de 0,8%.

Hemerson Luz, médico especialista em operações humanitárias e desastres no Brasil e no exterior, explica que a periferia é mais vulnerável às doenças infecciosas e respiratórias. “Elas têm maior incidência de tuberculose e outras enfermidades infecciosas. Com a covid-19, não foi diferente”, ressaltou Hemerson, que atua nos hospitais de Base e das Forças Armadas. “Geralmente, esse grupo tem menor acesso ao sistema básico de saúde, a alimentação não é saudável e muitos trabalham em excesso, o que deixa pouco tempo para se cuidar”, frisou. Ele esclareceu que a letalidade da covid-19 está ligada ao acesso de recursos.

O epidemiologista ressaltou que o Executivo local adotou algumas ações para frear essa taxa, como fechamento do comércio em algumas cidades e aumento da testagem. Para Hemerson, a distribuição de máscaras e material para higienização, como álcool em gel, e orientação de como se prevenir, são ações importantes, que podem impactar nos números. “Para a população, o ideal é evitar aglomerações e contato com outras pessoas. Sabemos que há dificuldade do acesso ao transporte público, que está sempre lotado. Mas o ideal é seguir as regras de distanciamento ao máximo”, orientou.

Ponto facultativo

Em virtude do Corpus Christi, hoje, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou ponto facultativo, amanhã, no âmbito da administração pública direta e indireta do DF. O emedebista pretende aproveitar o dia útil seguinte ao feriado para diminuir o fluxo de pessoas e de veículos. O ato assinado pelo chefe do Buriti não se aplica às áreas de saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação, assistência social, órgãos de fiscalização do consumidor, SLU, DF Legal e Receita.

Palavra de especialista

Incidência da doença

“No início da pandemia, os casos estavam concentrados no centro do Distrito Federal, porém, essa distância entre a periferia diminui bastante, tanto em números absolutos. Nesses lugares, a maioria dos moradores depende do serviço público de saúde. O medo dessa migração para as regiões mais pobres é de não termos uma resposta eficiente da rede pública.

O ideal é de que se avalie a taxa de ocupação dos leitos do setor público nessas regiões onde a letalidade está aumentando. Além disso, para que se tenha a real noção desse índice, é necessário testar a população. Quando você faz mais exames, o denominador vai aumentar. Os drive-thrus aumentaram bastante o número de pessoas analisadas, porém, é de forma pontual. O Distrito Federal não tem um serviço uniforme, o que pode impactar na avaliação da taxa de letalidade.

No caso do Recanto das Emas, a taxa poderia ser menor, caso ocorresse maior testagem da população. São duas coisas que precisam ser avaliadas sempre: a capacidade do sistema público de saúde dessas regiões que não têm acesso ao sistema privado e se a taxa de letalidade está sendo afetada pelo baixo nível de testagem. Outra análise eficaz é avaliar a incidência da doença pela quantidade populacional de cada cidade”. Mauro Sanchez, epidemiologista da Sala de Situação da UnB.

W3 Sul e Eixão liberados para lazer

A W3 Sul fechará pela primeira vez, hoje, para a realização de atividades recreativas. Decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), na terça-feira, liberou a volta do Eixão do Lazer — suspenso desde 22 de março em razão das ações de enfrentamento da covid-19 — e da W3 (da 502 Sul até a 516 Sul), aos feriados e domingos, entre as 6h e as 17h, para a promoção de lazer. De acordo com a decisão, os usuários poderão praticar caminhada, corrida e andar de bicicleta ou de outros veículos não motorizados. O Sindiverejista, no entanto, criticou o fato de a iniciativa se estender para a W3 Sul, pois os comerciantes da região já sofrem com a pandemia e poderão ter mais prejuízos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags