Cidades

Covid-19: GDF não tem previsão de novos testes para comerciários

Em uma parceria entre Secretaria de Saúde do DF, Sesc e Fecomércio, 9.778 trabalhadores foram testados entre 27 de maio e 1º de junho

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 15:02
A testagem dos comerciários a cada 15 dias era uma das condições do GDF para a reabertura do comércioOs testes para covid-19 voltados para comerciários do DF estão suspensos desde 1º de junho. Mais de 10 dias depois e com o comércio funcionando, em plena pandemia de coronavírus, o Governo do Distrito Federal (GDF) não tem previsão para uma nova campanha de testagem específica para estes trabalhadores.

Em uma parceria entre Secretaria de Saúde do DF, Serviço Social do Comércio (Sesc) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF), 9.778 comerciários foram testados, em nove postos, entre 27 de maio e 1º de junho. Destes, 59 tiveram resultados positivos para a covid-19, de acordo a Saúde. A testagem dos comerciários a cada 15 dias era uma das exigências do GDF para a reabertura do comércio.

Questionada sobre uma nova leva de testes voltados especificamente para trabalhadores do comércio, a pasta informou, por meio de nota, que “os comerciários podem fazer (o teste) agendando, normalmente, em qualquer posto de testagem da Secretaria de Saúde”, diz o texto. O Sesc afirmou, também por meio de nota, que “está à disposição do governo para auxiliar a população e aguarda retorno do GDF para retomar o serviço”.

Perguntada sobre um levantamento que vá além dos números coletados durante a campanha de testagem em parceria com as entidades representativas do comércio, a Secretaria de Saúde se ateve em pontuar que “dentro do balanço de testagem divulgado diariamente não há o recorte por profissionais do comércio”. %u200B


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags