Cidades

GDF vai construir 552 paradas de ônibus e reformar outras 650

O processo de licitação para a escolha da empresa responsável pelas obras está aberto. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade, o serviço deverá começar no segundo semestre deste ano

Correio Braziliense
postado em 12/06/2020 19:19
GDF entregou, entre março e maio deste ano, 30 pontos de ônibus, com abrigo, para a populaçãoA Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) abriu processo licitatório para a contratação da empresa que será responsável pela construção de 552 paradas de ônibus e pela reforma de 650 pontos já existentes. A previsão é de que as obras comecem no segundo semestre deste ano.

Na terça-feira (9/6), a pasta criou um grupo de trabalho composto por sete servidores que fará o levantamento da localização e do estado de conservação das paradas de ônibus do Distrito Federal. A medida foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

De acordo com o subsecretário de Terminais da Semob, Luiz Antônio Ehret, o prazo médio para a entrega dos abrigos, após o início dos reparos, será de 10 dias. “A estrutura vem praticamente pronta, mas tem o piso tátil, calçada, meio-fio, impermeabilização e pintura”, explica Ehret.

Ele ressalta que a construção ou a reforma das paradas de ônibus depende da demanda, que, geralmente, é apresentada pelas administrações regionais. Um novo abrigo custa, em média, R$ 17 mil. 

Abrigos entregues 

Entre março e maio deste ano, 30 abrigos de ônibus foram entregues à população. As regiões contempladas foram Brazlândia, Fercal, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho. Cada estrutura teve o custo de R$ 15.700 aos cofres públicos da capital. 

Atualmente, a Semob está finalizando as obras de 23 paradas de ônibus no Distrito Federal. Os abrigos de concreto do tipo C estão sendo instalados em Taguatinga, Gama e Ceilândia. A previsão de entrega é para este mês.

As novas estruturas estão incluídas em contrato realizado no segundo semestre de 2019 para a construção de 91 abrigos, dos quais 68 já foram concluídos e 23 estão sendo finalizados. 

Com informações Agência Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags