Correio Braziliense
postado em 15/06/2020 10:20
O homem preso na tarde de domingo (14/6) suspeito de ameaçar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o Supremo Tribunal Federal (STF) é o mesmo que hostilizou e agrediu verbalmente enfermeiros que protestavam silenciosamente na Praça dos Três Poderes em 1º de maio. Renan Silva Sena, de 57 anos, foi identificado como o ativista que aparece em vídeos xingando o chefe do executivo local e a suprema corte. A prisão dele foi flagrada pelo Correio, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).Em 1º de maio, durante protesto em homenagem aos profissionais de saúde que se arriscam no trabalho para salvar a vida de pacientes com covid-19, Renan foi filmado chegando perto de uma das enfermeiras e tentando afastá-la dos demais manifestantes. “Eu tenho peso. Você tá me ouvindo? Sua analfabeta medíocre”, gritava o homem.
Saiba Mais
Renan era funcionário terceirizado do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Mas, em 4 de maio, teve o contrato encerrado e foi substituído por outro profissional na função de assistente técnico administrativo na Coordenação-Geral de Assuntos Socioeducativos da pasta.
No último domingo (15/6), o homem foi preso após ser reconhecido em vídeos, divulgados nas redes sociais, xingando o governador Ibaneis Rocha (MDB) e proferindo ataques contra o STF e o Congresso Nacional. O homem também é acusado de participar do ato em que manifestantes lançaram fogos de artifício em direção ao STF na noite de sábado (13/6).
Flagra
O Correio flagrou o momento em que agentes da Polícia Civil chegaram em uma viatura descaracterizada e detiveram Renan, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). O suspeito estava acompanhado de um grupo de bolsonaristas. No vídeo, o restante dos membros do movimento tenta impedir a ação da polícia. Um deles segurou a porta dianteira do veículo e foi arrastado.
Após assinar um termo circunstanciado de ocorrência e prestar depoimento, Renan deixou a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.