Cidades

Água Mineral reabre com acesso gratuito, mas limitado a uma única trilha

De acordo com a administração do parque, apenas uma trilha de 5 km está disponível para o público. Por essa razão, nestes primeiros 30 dias, não haverá cobrança do ingresso. As piscinas naturais seguem interditadas

Correio Braziliense
postado em 15/06/2020 14:59
O comportamento dos visitantes vai definir se o parque permanece aberto e se outras atividades além  da trilha serão permitidasOs brasilienses voltaram a frequentar o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, na manhã desta segunda-feira (15/06). O procedimento de entrada, porém mudou. Na portaria da unidade, ao invés da compra dos ingressos, os carros e pedestres fazem uma parada obrigatória para aferição da temperatura e para higienizar as mãos. Os bilhetes, que em tempos normais custam R$14,00 estão suspensos por 30 dias já que, de acordo com a administração do Parque, as piscinas, atrações mais procuradas pelo público, continuarão fechadas por enquanto.

Das duas trilhas que a reserva ambiental possui, apenas Cristal Água, de 5 km, está reservada para os visitantes. No trajeto, servidores do Parque estão estrategicamente posicionados para garantir o distanciamento social e a utilização de máscaras. Mesmo com as restrições, a enfermeira, Aline Roberta Silva, 36 anos, aprovou a reabertura. “Eu fico feliz com a reabertura, apesar de que eu entendo o momento que a gente está vivendo, mas é bom porque eu sou muito a favor de natureza. Acho que isso ajuda a gente um pouco a ter sanidade mental para suportar esse momento”. 

Os banheiros e bebedouros também continuam interditados. Para beber água, quem for ao parque terá que levar, além da máscara, garrafinhas. Alimentos estão proibidos.

De acordo com a chefe do Parque Nacional, Juliana de Barros, a administração da reserva irá monitorar o comportamento da população nos próximos dias para avaliar a possibilidade de abrir mais atrações. “Para a gente continuar mantendo aberto, para abrir mais atrativos depende de como as pessoas vão se comportar”.

A reabertura do parque foi publicada na sexta-feira (12/6) no Diário Oficial da União. O acesso pode ser feito de 8h até às 15h, sendo permitido ficar no parque até as 17h. Nos primeiros 30 dias, será prmitida a entrada de 300 pessoas — 150 no período de 8h às 12h, e 150, entre as 12h e as 15h. No segundo mês, o parque poderá receber até 400 pessoas, com entrada permitida entre as 8h e as 16h. 

Saiba Mais

A limpeza e desinfectação dos espaços, pisos, corrimãos, bancos, lixeiras, entre outros objetos de uso coletivo, será de responsabilidade da administração do parque. Materiais de leitura, como jornais, revistas e panfletos, devem ser recolhidos para evitar a contaminação do vírus. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags