Cidades

Gripe: mais de 831 mil pessoas vacinadas no DF durante campanha nacional

A imunização contra a gripe segue até 30 de junho nas 128 salas de vacinação nas unidades de saúde do Distrito Federal

Correio Braziliense
postado em 15/06/2020 22:15
Campanha de vacinação contra gripe segue até 30 de junhoDe acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, 831.130 pessoas foram imunizadas contra o vírus da gripe, o que representa uma cobertura vacinal de 79,8%. No entanto, a pasta pede para as gestantes, puérperas e as crianças que não foram vacinadas procurem as 128 salas de vacinação, pois são mais suscetíveis às complicações decorrentes da Influenza. A Campanha Nacional segue até 30 de junho.  

Até o momento, apenas 49,6% das crianças, 50% das gestantes e 56,8% das puérperas foram imunizadas. A enfermeira da Área Técnica de Imunização, Fernanda Ledes, ressalta a importância da vacinação e orienta para que os pais não deixem de levar os filhos, mesmo na pandemia. 

Para alcançar a cobertura vacinal desses grupos, a Secretaria de Saúde tem estudado estratégias que possam reduzir os riscos de contaminação da covid-19, como a vacinação por drive-thru e na área externa das unidades básicas de saúde. Além disso, as gestantes e puérperas internadas nas maternidades públicas receberão a dose dentro espaço de internação. “Estamos reforçando as medidas de proteção para deixar a população mais tranquila”, pontuou Fernanda.

Por outro lado, alguns grupos ultrapassaram a meta de 90% de pessoas imunizadas. Entre eles, idosos (147,3%), trabalhadores da saúde (122%), profissionais das forças de segurança e salvamento (118,5%), pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional (99,5%) e portadores de comorbidades (98,4%).

A vacina previne três tipos do vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. 

Cobertura


Na contagem do Ministério da Saúde, o Distrito Federal atingiu a cobertura vacinal de 90% da população na última sexta-feira (12/6). No entanto, os números diferem da Secretaria de Saúde porque a pasta considera outros grupos que não são calculados pelo governo federal, como profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas privadas de liberdade, jovens em medida socioeducativas e funcionários do sistema prisional. 

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. Pacientes que tenham alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem ser imunizados, contanto que seja em ambiente hospitalar.

Para pessoas acamadas e acima dos 60 anos, é possível fazer um agendamento para aplicação em domicílio. O agendamento pode ser feito pelo 160 ou na unidade básicas de saúde (UBS) de referência do domicílio do acamado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags