Cidades

Projeto Cartas Solidárias leva carinho e esperança durante a pandemia

UnB leva cartas para profissionais do Samu. Ação conta com a parceria do Correio

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 06:00
A enfermeira Albineia Ramos, 44 anos, se emocionou ao receber a carta do pequeno Pedro Henrique“Cuidado com o coronavírus! Eu não quero que vocês fiquem doentes. A gente precisa de vocês.” Esse é um trecho de uma das cartas entregues, ontem, pela Universidade de Brasília (UnB), aos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mensagem foi enviada pelo Pedro, de 6 anos, filho de um dos professores da universidade. A ação faz parte do projeto Cartas Solidárias, uma iniciativa da UnB, em parceria com o Correio Braziliense. Professores e alunos vêm resgatando a tradição das cartas e levando palavras de afeto, amor, positividade e carinho a todos os profissionais atuantes na linha de frente no combate à covid-19. 

E são palavras como a de Pedro que tiram o fôlego e derramam lágrimas de gratidão de quem as recebem. A carta do garoto foi entregue à enfermeira Albineia Ramos, 44. Ela trabalha no Samu há sete anos, e a preocupação  ante os riscos dos plantões fazem parte da rotina. “Temos uma família em casa. Estamos sempre querendo ajudar o próximo, mas também nos cuidamos ao máximo”, disse. Emocionada, ela agradeceu o gesto do menino. “Eu não preciso nem falar, porque minhas lágrimas falam por mim”, afirmou. O motorista de ambulância Marcel Carvalho, 39, também agradeceu o carinho daqueles que tiraram um tempinho para enviar mensagens de afeto. “É muito bom saber que somos reconhecidos pela população. Em um momento tão crítico, é importante receber esse apoio. Vamos sair logo dessa situação”, ressaltou. “Estamos aqui para prestar o melhor serviço para a população”, completou o profissional. 

As cartas chegam à UnB por e-mail, escritas por professores, por universitários e por outras pessoas que decidiram contribuir com a iniciativa. Elas passam por pequenos ajustes, quando necessário, são impressas e entregues aos destinatários. “São cartas com narrativas, poesias, cartas formais endereçadas, palavras de acalanto”, explica a professora Josenaide dos Santos, coordenadora de Articulação de Rede de Promoção e Prevenção à Saúde. As mensagens têm o objetivo de levar ânimo e agradecer todo o esforço daqueles que enfrentam diariamente o risco da contaminação. “Em tempos de tantas incertezas, inseguranças e medo, a carta provoca um momento de solidariedade, de afeto e compromisso com esse humano. Ela vem muito nesse sentido, de despertar nas pessoas que elas não estão sozinhas. Estamos todos juntos”, completa Josenaide. 

O sargento Thiago Ricardo, 36, trabalha na regulação médica do Samu. Para ele, iniciativas como essas trazem leveza ao dia a dia. “Tira um pouco da tensão. A gente fica feliz em saber que as pessoas se preocupam e sabem da importância do nosso trabalho”, comentou. Juliana Pita, 35, também é profissional do Samu e recebeu uma das cartas. “Eu fiquei até emocionada. Eu acho muito bacana esse reconhecimento. É muito legal essa gratidão”, afirmou. 

A professora da UnB Juliana Eugênia Caixeta foi a responsável por levar as cartas ao Samu, ontem. Para ela, foi um momento de grande emoção. “Eu li todas e elas são encantadoras, pelo tom de gratidão, amor, fé e esperança. É isso o que a gente veio trazer aqui e compartilhar com eles”, destacou. Esta foi a segunda entrega de cartas. O grupo planeja as próximas ações. “Outros hospitais pediram e estamos trabalhando para entregar também no cemitério e na área funerária”, acrescentou. 

Parceria

O Correio Braziliense se juntou à UnB para fazer as mensagens de positividade chegarem a mais pessoas. Os leitores do Correio também podem enviar suas cartas por e-mail. Os textos vão passar por uma seleção e serão publicados no portal do jornal para que, assim, atinjam ainda mais profissionais. Para participar, é preciso escrever uma carta e encaminhar ao e-mail cartas.unbcb@gmail.com. No assunto, coloque “CARTAS SOLIDÁRIAS CB”. Também é possível participar pelas redes sociais. Para isso, compartilhe sua mensagem de afeto com a hashtag #vocênãoestásozinha vocênãoestásozinho. As mensagens podem ser enviadas para profissionais como policiais, trabalhadores da área da saúde, bombeiros, equipes de nutrição, seguranças, profissionais de limpeza, trabalhadores de serviços gerais, servidores de vigilância sanitária, jornalistas, dentre outros. 

Atenção

» Para ajudar na divulgação, as cartas também podem ser publicadas no site do Correio Braziliense. 

» Para participar, envie sua mensagem para cartas.unbcb@gmail.com, com o assunto 
CARTAS SOLIDÁRIAS CB.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags