Cidades

Água Mineral reabre com acesso restrito e sem cobrar ingressos

No primeiro dia de retomada das atividades após cerca de três meses fechado, visitantes do Parque Nacional de Brasília puderam ter acesso apenas à Trilha Cristal Água. Piscinas e Trilha da Capivara seguem fechadas por, pelo menos, mais 30 dias

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 04:07
No primeiro dia de retomada das atividades após cerca de três meses fechado, visitantes do Parque Nacional de Brasília puderam ter acesso apenas à Trilha Cristal Água. Piscinas e Trilha da Capivara seguem fechadas por, pelo menos, mais 30 dias


Após a reabertura com restrições dos parques do Distrito Federal para a prática de exercícios físicos, os brasilienses puderam, agora, retornar ao Parque Nacional de Brasília. A reserva ambiental mais conhecida como Água Mineral também voltou a abrir para visitação desde ontem. Apesar de manter apenas a Trilha Cristal Água em funcionamento e permanecer com todas as piscinas e a Trilha da Capivara fechadas, os visitantes compareceram.
No entanto, o procedimento de entrada mudou. A cobrança de ingresso, que custava R$ 14, está temporariamente suspensa por, pelo menos, 30 dias, de acordo com a chefe do Parque Nacional, Juliana de Barros. Agora, a garantia de acesso ao local é dada após a aferição da temperatura do visitante seguida da devida higienização das mãos com álcool. Na portaria, uma equipe de saúde faz a triagem para atendimento e orienta o público. 

Segundo Juliana, a possibilidade de reabertura dos demais espaços depende da avaliação das equipes de monitoramento sobre a manutenção das medidas de prevenção à covid-19. “É preciso observar e avaliar como vai se dar esse retorno do público. Vamos analisar a movimentação durante os próximos dias e o comportamento da pandemia”, destaca a chefe do espaço. “Apenas com o cruzamento dessas informações vamos ter subsídios capazes de assegurar ou não a liberação das piscinas e a, consequente, cobrança de ingressos”, complementa.





Novas regras

A trilha aberta ao público visitante, a Cristal Água, tem 5 km; frente 1,3 km da Trilha da Capivara, temporariamente fechada. Ao longo do percurso, oito recepcionistas distribuídos em pontos estratégicos orientam os visitantes sobre distanciamento e uso das máscaras. Está proibido levar alimentos. Banheiros e bebedouros seguem interditados.

O acesso pode ser feito todos os dias das 8h às 15 h, sendo permitido ficar no parque até as 17h. Nos primeiros 30 dias, está autorizada a entrada de 300 pessoas — sendo 150 até as 12h, e 150 entre as 12h e as 15h. A partir do próximo mês, o parque pretende ampliar a capacidade para 400 visitantes, e o funcionamento, até as 16h. 
A limpeza e a desinfecção dos espaços, pisos, corrimãos, bancos e lixeiras, entre outros locais de uso coletivo, fica a cargo da administração do parque.

Quem saiu de casa na segunda-feira para aproveitar a reabertura concordou com as normas. “Eu acho que o problema é mesmo aglomeração. Realmente, não dá para deixar as piscinas abertas aos fins de semana, pois lotam, e as pessoas ficam próximas umas das outras. O funcionamento da trilha é interessante, por ser um local arejado e ventilado. Se cada um tomar os devidos cuidados e respeitar as normas de higiene e distanciamento, é possível curtir o parque de forma saudável”, afirma a jornalista Júnia Lara, 55 anos.

A enfermeira Aline Roberta Silva, 36, usou a área liberada para pedalar com uma amiga. Na opinião dela, o contato com a natureza pode ajudar a saúde em meio à pandemia. “Eu fico feliz com a reabertura, apesar de entender o momento em que estamos vivendo. Porém, nós precisamos desse contato com o meio ambiente para garantir o mínimo de sanidade mental para suportar o momento atual”, afirma.

O soldado militar Léo Júnior, 21, chegou cedo para passear no parque com a família e também comemorou a volta das atividades. “Eu gosto bastante de trilha. Com as medidas de prevenção, vai ser seguro, sim, vir para cá, pois não teremos aglomerações. Vai ser tranquilo se cada qual utilizar a máscara e o álcool”.

A Água Mineral estava proibida de receber visitantes desde 18 de março, no intuito de prevenir o contágio pelo coronavírus. A reabertura do parque foi publicada na sexta-feira no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF). De acordo com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Homero Cerqueira, esta é a terceira unidade do instituto que volta a receber visitação. “Já abrimos o Parque Nacional do Iguaçu, Parque Nacional de Aparados da Serra Geral e agora aqui. Ocorreram diversas conversas com as secretarias do GDF e conseguimos chegar a um consenso para uma reabertura segura”, detalha.




Regras para visitar o 
Parque Nacional de Brasília

» Uso obrigatório de máscara de proteção, ainda que artesanal, durante todo o período em que estiver no interior do parque, sendo que a máscara deve estar cobrindo a região do nariz e da boca

» Manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível

» Promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras, além de outros objetos de uso coletivo, como bancos

» Remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta

» Possibilitar a utilização de máquinas de débito e crédito, que devem estar fixas ou envelopadas com filme plástico e desinfetadas após cada uso

» Manter o distanciamento mínimo de 2 metros entre bancos

» Interditar espaços comuns

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags