Cidades

Berçário do Zoológico de Brasília acolhe filhote de tamanduá-mirim órfão

O animal foi encontrado em uma propriedade privada na região de Olhos D'Água e resgatado na segunda-feira pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF)

O berçário do Zoológico de Brasília acolheu, nesta terça-feira (16/6), um filhote de tamanduá-mirim de aproximadamente um mês de vida. O animal foi encontrado órfão em uma propriedade privada na região de Olhos D'Água e resgatado na segunda-feira pelo Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal (BPMA-DF).  

Saiba Mais

Após o resgate, o filhote, de pelagem mesclada de branco e preto, deu entrada no Hospital Veterinário do Zoológico, onde a equipe de plantão realizou a triagem do animal. Aparentemente, ele está saudável sem lesões visíveis e sem sinais de desidratação. Durante a triagem, de acordo com informações do zoológico, a médica veterinária forneceu glicose para evitar hipoglicemia. 
 
 

Em seguida, o tamanduá-mirim foi levado ao berçário da instituição para receber os cuidados parentais, como alimentação e hidratação. Em breve, mais exames complementares serão realizados. “No momento, como ele não tem a mãe, ele precisa da nossa intervenção para se desenvolver. Depois de atingir a maturidade sexual, faremos uma análise junto aos órgãos de fiscalização para decidir qual a sua destinação”, detalhou, em comunicado enviado à imprensa, Mateus de Sousa, biólogo plantonista e assessor de mamíferos. 

Mamífero


O tamanduá-mirim é uma espécie com ampla distribuição no Brasil. Apesar de não estar ameaçado de extinção, ele é vítima de perda de habitat por causa de incêndios, conversão de terra por atividade agrária, predação por espécie exótica, desmatamento e atropelamentos. 

O animal se alimenta de cupins e formigas e é mais ativo durante a noite. A gestação das fêmeas dura em torno de 130 a 180 dias, com o nascimento de um único filhote, que é carregado no dorso da mãe por tempo indeterminado. Em cativeiro, a expectativa de vida do tamanduá-mirim é de, aproximadamente, 15 anos.