Cidades

Ameaças contra bispo influenciaram fechamento da Esplanada dos Ministérios

Um grupo de manifestantes esteve com Dom Marcony Vinícius Ferreira pedindo para acampar na Catedral de Brasília. No entanto, o religioso negou

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 15:02
Em nota, a igreja informa que a negativa ocorreu tanto em função da impossibilidade de acolher aglomerações quanto para proteger a integridade física da CatedralAmeaças contra a Cúria Metropolitana de Brasília também influenciaram o decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) que ordena o fechamento da Esplanada dos Ministérios por dois dias. O bloqueio começou na tarde terça-feira (16/6) e vai até as 23h59 de quarta-feira (17/6). Apenas autoridades e servidores públicos, que comprovem vínculo com os órgãos localizados no centro da capital federal e estejam prestando serviço, terão acesso à área. 

De acordo com a Arquidiocese de Brasília, na manhã desta terça-feira (16/6), um grupo de manifestantes foi até à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, mais conhecida como Catedral de Brasília, pedindo para acampar no local. No entanto, o bispo auxiliar Dom Marcony Vinícius Ferreira recusou. 

Em nota, a igreja informa que a negativa ocorreu tanto em função da impossibilidade de acolher aglomerações quanto para proteger a integridade física da Catedral.  “Além de representar um monumento tombado, é um local de culto e que deve ser protegido contra qualquer ameaça”, diz o texto.

O novo decreto de fechamento da via foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (16/6). O documento, assinado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), diz ainda que as constantes manifestações na Esplanada dos Ministérios contrariam as regras sanitárias de distanciamento para combater a disseminação do novo coronavírus.

No último fim de semana, devido às manifestações de grupo bolsonaristas contra o chefe do executivo local, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), o emedebista já havia decretado o fechamento da via no domingo (14/6).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags