Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 15:57
Em novo estudo divulgado nesta terça-feira (16/6), a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) estima que o Distrito Federal vai encerrar o mês de junho com 39.067 casos confirmados do novo coronavírus e 570 mortes. Os pesquisadores usam como referência os números do Painel de Monitoramento de Casos Covid-19 da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria de Saúde do DF até 14 de junho e, a partir deles, calculam como deve ser o avanço da doença.
O documento, denominado Boletim COVID-19 n%u02DA9, 16 de junho de 2020, projeta ainda que até 14 de julho, a região contabilize 56.662 diagnósticos positivos da doença e 879 óbitos. Caso a projeção venha a se concretizar, o somatório de pessoas contaminadas teria um aumento de quase 135% em relação ao número registrado nesta terça-feira. De acordo com o mais recente informe da Secretaria de Saúde, 24.126 pessoas foram diagnosticadas com a doença.
Saiba Mais
Na região do Entorno, a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (Ride), a estimativa é de 31.408 casos e 484 mortes até o fim da semana.
A Codeplan ressalva que as projeções apresentadas no documento consistem em um exercício complementar a instrumentos similares adotados por outros órgãos e instituições, e não traduzem, necessariamente, a expectativa do Governo do Distrito Federal. A companhia também pondera que, sob metodologias distintas, modelos propostos por diferentes órgãos e instituições podem projetar valores distintos de casos e de óbitos para o Distrito Federal. "A incorporação diária de novos dados atualiza a leitura do contexto epidemiológico pelo modelo, o que atualiza também as projeções de números de casos e de óbito", informa.
Otimismo
A projeção desta semana é, contudo, mais otimista que a da semana anterior. No boletim anterior, de número 8, a Codeplan previa 64.407 casos de coronavírus, e 786 mortes no DF até 7 de julho. Com sete dias a mais, o mais recente estudo diminuiu o somatório de contaminados e de óbitos na região. Os pesquisadores projetam até 14 de julho um total de 56.662 diagnósticos positivos da doença e 879 óbitos. Isso se deve à incorporação de novas informações ao sistema, indicando valores inferiores aos que estavam projetados.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.