Cidades

Covid-19: GDF doa oito mil testes para cidades vizinhas

Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso receberam os testes. Os gestores dos municípios passaram por um treinamento sobre o combate do coronavírus

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 18:24
O GDF visa alcançar mais cidades do RIDE com essa iniciativaO Governo do Distrito Federal (GDF) doou ao Estado de Goiás oito mil testes para diagnóstico da covid-19. A implantação da medida ocorreu após um acordo cooperativo entre os governos e ajudará na identificação de pessoas com o vírus nos municípios, Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso.

A Secretaria de Saúde do DF também treinou e capacitou servidores dos municípios goianos para combater o novo coronavírus. Segundo a pasta, a realização dos exames nas cidades vizinhas será coordenada pelo próprio município. 

O programa prevê incluir todos os municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) que fazem fronteira com o Goiás para auxiliá-los no futuro. A Cidade Ocidental, Novo Gama, Planaltina de Goiás e Valparaíso foram os primeiros a assinar o acordo de cooperação e, portanto, receberam o material de testagem e capacitação.
 

 
Acordo interestadual


O acordo de cooperação, assinado em 15 de maio de 2020, regulamenta o atendimento da população da Ride nas unidades de saúde do DF, que passa a receber os valores do Sistema Único de Saúde (SUS) referentes aos tratamentos realizados.
 
O documento ainda estabelece ações conjuntas de enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, como testagem em massa, o tratamento e a adoção de medidas de controle sanitário de combate a disseminação da doença.
 
A cooperação entre os estados deve continuar após a pandemia e visa beneficiar 33 municípios que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) regulamentando o atendimento de toda a população nas unidades de saúde do Estado de Goiás e do DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags