Cidades

Covid-19: para driblar a crise no DF, cabeleireira investe na àrea da saúde

Sem poder trabalhar na profissão que atua há 19 anos, Maria de Fátima tem se dedicado ao serviço de cuidadora de idosos durante a pandemia

Correio Braziliense
postado em 16/06/2020 23:40
Maria de Fátima, 54 anos, trocou os salões de beleza e agora se dedica ao serviço de cuidadora de idosO setor de beleza foi um dos vários segmentos que estão sofrendo com os efeitos da crise econômica causada pela covid-19. Sem poder continuar trabalhando na profissão que exerce há 19 anos, a cabeleireira Maria de Fátima Sousa Rosa, 54 anos, optou por dedicar ao serviço de cuidadora de idosos durante a pandemia. 

De acordo com ela, desde o ano passado já estava se organizando para mudar de ramo, quando fez um curso de cuidadora de idosos. “Mesmo antes do coronavírus o movimento no salão estava ficando fraco, então procurei uma outra área que gosto. O que foi muito bom, principalmente nesse momento atual”, explica Maria.  

Com o novo emprego, ela está conseguindo pagar as contas e driblar a crise que atingiu a categoria. Foi o próprio empregador do salão onde trabalhava que indicou uma empresa especializada em serviços de cuidadores de idosos. “Fiz o cadastro e pouco tempo depois foi chamada para começar a trabalhar”, relata. 

Para Eduardo Líneker, diretor da Padrão Enfermagem — empresa que contratou Maria de Fátima —, o fato dela ter o curso ajudou muito na inserção no mercado de trabalho. “Percebemos que houve um aumento na procura por serviço de cuidador, principalmente em relação a pequenos procedimentos que seriam tratados nas unidades de saúde e agora estão sendo feitos em casa, como por exemplo, a aplicação de medicação e curativos”, afirma.

“Essa é uma forma encontrada para resguardar os próprios idosos, ter uma pessoa fixa para os cuidados expõem menos aos riscos de contaminação ao novo coronavírus”, ressalta Lineker.

A moradora de Luziânia, Maria de Fátima se sente realizada. “Está sendo uma experiência muito boa, posso auxiliar os que precisam e ainda ser ajudada”, comenta Maria que não se vê retornando aos salões de beleza novamente. 

Nesta terça-feira (16/6), representantes do Simbeleza se reuniram com o governador, Ibaneis Rocha (MDB), para definir a data de reabertura dos salões de beleza.O retorno da categoria está prevista para 1º de julho. 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags