Cidades

Juvenal Araújo critica campanha da Bombril:"nosso cabelo crespo não é ruim"

Subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial do DF utilizou as redes sociais para se posicionar em relação a esponja de Aço com nome ''Krespinha''

Correio Braziliense
postado em 17/06/2020 17:48
Subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial do DF critica produto KrespinhaTitular da Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial do Distrito Federal, Juvenal Araújo, criticou a campanha da esponja de aço "Krespinha”, da marca Bombril. Em sua conta do Twitter, ele classificou como racista o nome do produto. 

“O Racismo Estrutural impera no Brasil e esta campanha da @Bombril reflete este Racismo, lutamos dia a dia para mostrarmos que nosso cabelo crespo não é ruim e nem sequer uma referência a esponja de aço. #BombrilRacista #VidasNegrasImportam”, escreveu. 

A marca sofreu várias acusações nas redes sociais por fazer alusão ao cabelo crespo. A hashtag #BomBrilRacista foi o segundo assunto mais comentado no Twitter na manhã desta quarta-feira (17/6).

Com toda a repercussão negativa, a empresa de produtos de limpeza publicou um comunicado informando a retirada do produto. 

Veja na íntegra: 


A Bombril decidiu que vai retirar, a partir de hoje, a marca Krespinha do seu portfólio de produtos. Diferentemente do que foi divulgado nas redes sociais e mídia em geral, não se tratava de lançamento ou reposicionamento de produto. A marca estava no portfólio há quase 70 anos, sem nenhuma publicidade nos últimos anos, fato que não diminui nossa responsabilidade. Mesmo sem intenção em ferir ou atingir qualquer pessoa, pedimos sinceras desculpas a toda a sociedade.

Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas corretamente cobram das empresas e das instituições o respeito e a valorização da diversidade. Não há mais espaço para manifestações de preconceitos, sejam elas explícitas ou implícitas. A Bombril compartilha desses valores.

Em função disso, vamos imediatamente rever toda a comunicação da Companhia, além de identificar ações que possam gerar ainda mais compromisso com a diversidade.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags