Cidades

Saiba mais sobre a ayurveda, conhecimento milenar aplicado à saúde

A medicina ayurvédica nasceu há 5 milênios, mas as práticas integrativas de corpo, mente e alma podem alavancar a qualidade de vida na era moderna

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 06:00
A terapeuta ayurvédica Vann Porath criou um conteúdo para ajudar as pessoas a diminuir o 
estresse neste momento de pandemiaA pandemia do novo coronavírus trouxe à tona centenas de incertezas, preocupações e angústias. Neste momento delicado da história, muitos sentem carregar um enorme peso nas costas. Outros, a aflição constante e o medo. Pensando nessas pessoas, a terapeuta ayurvédica Vann Porath criou e disponibilizou gratuitamente na internet um conteúdo com práticas para incorporar na rotina a fim de melhorar o dia a dia. A ayurveda é uma ciência com mais de 5 mil anos desenvolvida na Índia. O método terapêutico foca no cuidado tanto da saúde física, quanto da mental e espiritual.

O workshop Alimentos, óleos e ervas para produzir mais sem estresse é um convite para melhorar a produtividade utilizando esses itens. “Muita gente começou a mandar e-mail e a me procurar pedindo dicas para lidar com a ansiedade. O momento propicia o abalo do sistema imunológico e o cansaço mental. É o meu momento de contribuir de alguma forma”, conta Vann Porath.

Para a terapeuta, “nós precisamos mudar a visão de que fazemos parte da natureza, porque, na verdade, nós somos a natureza.” Apesar de focar a utilização de insumos naturais para melhorar a saúde, Porath também aborda a importância da conexão do ser com o universo exterior e, principalmente, interior.

“Eu sempre falo da importância de manter o autocuidado, e despertar a curiosidade por nós mesmos. Ao observar as tendências do nosso organismo e conhecer o funcionamento dele, encontramos a melhor forma para se cuidar. Por exemplo, observar quando a dor de cabeça começa, antes ou depois do trabalho? E a azia? Depois de comer qual alimento?”, explica a terapeuta  ayurvédica.

Mudança de hábito

Sem radicalismos, Vann sugere que as mudanças não devem ser drásticas, mas comedidas e a longo prazo. “Nós mudamos nossos hábitos 1% de cada vez. Precisamos pensar em coisas simples e fáceis para não alterar a rotina de forma brusca. A princípio, podemos pensar em nosso sistema digestivo, a capacidade de digerir os alimentos está bem ligada à nossa capacidade de digerir emoções”, sugere.

Vann Porath alerta que pequenas atitudes podem ter grande impacto na nossa saúde. “Quando nós acordamos, tomar um copo de água morna com limão, é como fazer um carinho no sistema digestivo. Mas, acordar e já tomar água gelada ou uma xícara de café é como se fosse um grito para o nosso organismo. Quem gostaria de levar um grito logo que acorda? Sobretudo, agora na pandemia, que as emoções estão mais intensas”, ensina Vann.

Apesar de trabalhar com avaliação individual, a terapeuta orienta que existem atitudes que trazem bons resultados para a maioria das pessoas. “A digestão é bem importante para a qualidade do nosso dia, portanto, eu indico caminhar após o almoço. Cem passos dentro de casa são suficientes, o importante é a movimentação para auxiliar o processo da digestão. As ervas e especiarias entram como um aliado ao bom funcionamento do organismo”, ilustra Vann Porath.

Sem parar

Para quem está trabalhando dentro de casa, Vann indica um exercício simples para ajudar na produtividade e diminuir o estresse. “A dica é tirar 5 minutos para ir a uma janela e tentar olhar o mais distante possível. O olho é um músculo e fixado na tela do computador, ele fica tensionado. Quando abrimos um espaço fisiológico de relaxamento muscular, olhando para longe, a mente também relaxa”, explica.

A terapeuta chama atenção, também, para a relevância de movimentar o corpo sempre que possível. “Quando a gente move as articulações, é como um convite para fazer mais atividades, pois a sensação de bem-estar está envolvida no processo. O importante é manter o corpo ativo de alguma forma, pois ele se acostuma rápido a ficar parado”, adverte Van

O movimento também é um aliado para diminuir o estresse e lidar melhor com as emoções. “Quando estiver triste, abra os braços o máximo que puder, aponte o peito para cima, como se estivesse apontando o coração para o céu e diga em voz alta, ‘eu estou triste’. É incrível como, na mesma hora, as pessoas começam a rir, pois, mesmo que estejam tristes, mudam o estado fisiológico do corpo para um estado de alegria”, afirma Porath.

Autoconsciência

Corpo, mente e emoção conectados e em harmonia é máxima da medicina ayurvédica. A professora e servidora pública Éllen Cintra, 35 anos, é adepta das terapias alternativas e, há dois anos, faz acompanhamento com Vann. “Buscava um meio para dialogar com todos os aspectos do meu corpo e da minha vida. As terapias holísticas respondem melhor a essa demanda sobre integralidade do ser”, conta.

Tratamento alternativo com terapia ayurvédica. A professora Éllen Cintra

Éllen encontrou, durante a pandemia, um espaço maior para expandir a autoconsciência e o senso de coletividade. “Este deve ser um momento acolhedor, de cuidado próprio e não julgador. Continuei com o trabalho beneficente que fazia antes do isolamento social, distribui cestas com meu grupo de voluntários e esta foi uma forma de me conectar às pessoas.”

O momento fez Éllen ver novas possibilidades de cuidado. “Eu aderi totalmente à meditação, de forma consistente e diária, assim como aumentei o meu consumo de chás. Agora, também acrescentei à minha rotina o banho de ervas e o uso de escalda pés, que já era ensinado por nossas avós, mas, agora, como um olhar holístico, vejo as dimensões extrafísicas dessas terapias”, explica a professora.

» Para incrementar a rotina

Confira alguns alimentos e bebidas indicadas pela terapeuta ayurvédica Vann Porath para melhorar o dia a dia:

Açafrão-da-terra — Indicado para aumentar o sistema imunológico e não possui contraindicação de uso para diferentes idades e condições de saúde.

Água morna com limão de manhã — Dexintoxica o organismo e ajuda no processo digestivo, além de ser rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Alimentos quentes — São indicados para o consumo durante as estações mais frias, quando são digeridos com mais facilidade. Optar por comer a salada após consumir alimentos aquecidos.

Canela na banana — A canela favorece a digestão da banana, que pode ser indigesta para muitas pessoas.

Chá de erva cidreira — Auxilia no relaxamento e ajuda a enfrentar a insônia.

Chá de erva-doce — Indicado para tratar irritações e problemas digestivos.

Chá de hortelã — Auxilia no tratamento de dores de cabeça.

Leite morno com noz moscada — Induz ao sono e combate a insônia. Pode-se fazer com leite vegetal, mas o resultado é melhor com a combinação da especiaria com o leite de vaca.

Pimenta do reino em variados lácteos — A caseína do leite pode causar cansaço físico e mental por ser de difícil digestão, por isso, opte por consumir os derivados do leite associados com pimenta do reino, que ajuda na digestão da bebida.
 
O workshop

Alimentos, óleos e ervas para produzir mais sem estresse está disponível até as 23h59 de hoje. Para acessar o conteúdo, basta se cadastrar no site https://www.vannporath.com/workshop
 
* Estagiária sob a supervisão de Guilherme Marinho

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags