Cidades

Bolsa Maternidade: kits serão entregues nos bancos de leite

Secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social firmaram parceria pra facilitar a distribuição do benefício. Saiba como solicitar a inclusão no programa de apoio às mães do DF

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 11:40
Mayara Noronha Rocha: A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal  fecharam parceria para a entrega da Bolsa Maternidade para as mães em situação de vulnerabilidade social. Os kits serão entregues nos bancos de leite dos hospitais públicos do DF em que o bebê nascer. As famílias do Paranoá foram as primeiras a retirar os enxovais, o que aconteceu na manhã desta quarta-feira (17/6). 

Existem duas possibilidades para fazer o pedido. Uma delas é quando a pessoa solicita o benefício em alguma unidade da assistência social, como um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) ou um Centro Pop.

Além disso, a beneficiária pode baixar o aplicativo e-GDF (disponível em App Store e Google Store) para algum dispositivo móvel, ou mesmo acessar diretamente o formulário para preenchimento pelo site.

Saiba Mais

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, “o Bolsa Maternidade garante um direito básico do ser humano – o de ter o que vestir – principalmente nesta fase, em que o bebê precisa de uma vestimenta confortável e limpa. E ainda dá a segurança para a mãe que, nestes casos, não tem condições de comprar as roupinhas para seu filho recém-nascido”, destaca. 

Documentação


Para solicitar o benefício é preciso apresentar a carteira de identidade ou algum outro documento oficial com foto, comprovante de renda familiar e comprovante de residência. Essas duas últimas informações também podem ser autodeclaratórias.


Mesmo se a mãe não solicitar o benefício até o nascimento do bebê, ela pode fazer o pedido até 30 dias após o parto.
Neste caso é preciso ir a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou a Centros Pop. 

Programa


Lançado nos Dia das Mães, o Bolsa Maternidade se caracteriza, dentro dos benefícios socioassistenciais, como o Auxílio Natalidade. E, além da possibilidade de ser solicitado como bem de consumo, é possível optar pela modalidade pecúnia.

Neste caso, em parcela única de R$ 200 por criança nascida ou em situação de natimorto.

*Com informações da Agência Brasília


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags