Cidades

Com criatividade, servidores da saúde inventam estações de higienização

Equipamentos de atendimento para covid-19 foram confeccionados com canos, papel filme e plástico

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 17:25
O equipamento é acionado com os pés e evita contato direto para fazer a higienização das mãosServidores da UBS 2 de Santa Maria criaram estações de higienização usando canos soldáveis e alguns materiais de higiene pessoal. As estações de proteção servem para lavagem e desinfecção para os profissionais de saúde que atendem no espaço.

O acionamento dos dispensers de álcool em gel e sabonete pode ser feito com os pés, sem risco de contaminação. Foi criada também uma espécie de cuba de proteção para os dentistas que prestam atendimento na tenda e os aparelhos foram montados por um vigilante da unidade.

Na tenda, são feitos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios de Santa Maria Norte e pessoas encaminhadas por outras unidades de saúde para testagem ou coleta de swab, exame feito com cotonete.

A demanda surgiu dos médicos e enfermeiros que prestam atendimento aos moradores de Santa Maria. ;Essas tendas geralmente não possuem um local para lavar as mãos, daí os servidores tiveram essa ideia e viabilizaram a compra dos equipamentos;, explica Carla Abreu, enfermeira da unidade.

Além da criatividade, a união e a solidariedade também foram um dos motores desta ação dos servidores, como explica o supervisor da UBS 2 de Santa Maria, Wendel José. ;Todos os materiais que nós usamos fomos nós, os servidores da unidade, que juntamos, fizemos uma vaquinha e compramos os materiais e os equipamentos;, relata Wendel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação