Cidades

Covid-19: GDF realizou mais de 235 mil testes itinerantes e em drive-thru

O exame é simples, seguro e rápido. O cidadão que deseja fazer o teste deve agendá-lo pela internet, no site teste.df.gov.br. 14.151 desses exames detectaram casos positivos.

Correio Braziliense
postado em 18/06/2020 20:16
O exame é indicado para pessoas com sintomas da doença há pelo menos sete diasAs equipes do drive-thru e da testagem itinerante já realizaram 235.422 testes no Distrito Federal. Desses, 14.151 exames detectaram casos positivos. Na modalidade itinerante, dos 33.861 exames aplicados até a última quarta-feira (17/6), houve a confirmação de 2.228 pessoas infectadas. Já no sistema de atendimento em automóveis, 201.561 testes foram feitos, com 11.923 resultados positivos.

O exame é simples, seguro e rápido. O cidadão que deseja fazer o teste deve agendá-lo pela internet, no site teste.df.gov.br. O exame é indicado para pessoas com sintomas da doença há pelo menos sete dias (período em que são detectáveis com mais precisão os anticorpos produzidos pelo organismo humano para enfrentar o vírus).
 
Na região da Ponte Alta do Gama, nas últimas terça (16/6) e quarta-feiras (17/6), foram testadas 1.610 pessoas, com 55 detecções do coronavírus pela testagem itinerante. Os testes ocorreram em três localidades da região. Essa modalidade começou a ser disponibilizada em 25 de maio e a Estrutural foi a região com o maior número de testes positivos: 657. São Sebastião foi a segunda região com mais registros: 184.

Por drive-thru, o DF conta com 10 postos de testagem em 10 regiões administrativas. Na última quarta-feira, 4.550 exames foram realizados, com 860 confirmações. No drive do Paranoá, que atende às cidades da Região de Saúde Leste, 122 testes deram positivo. Em Taguatinga, que também recebe moradores de Ceilândia, 112 casos foram confirmados. O ponto de Ceilândia, que atende também ao Pôr do Sol, registrou 99 detecções.

Unidades Básicas de Saúde

Em caso de sintomas mais graves, o cidadão deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para ser atendido, avaliado e, possivelmente, para fazer um exame complementar. A recomendação também vale para quem apresenta sintomas e não reside nas áreas cobertas pelos postos de drive-thru.

O Distrito Federal tem 172 UBSs e todas oferecem atendimento para quem estiver com suspeita da doença. A testagem para a covid-19 foi intensificada em 78 unidades que oferecem os testes rápido e o RT-PCR (swab).

A população do DF também conta com o TeleCovid, pelos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).
 

Atendimento

Os pontos de testagem funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. As vagas são liberadas na página de marcação do exame nas noites de segunda, quarta e sábado.
 
O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão precisa acessar o site e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.
 
Os postos de testagem podem mudar de local conforme a situação epidemiológica em cada região. 
 
Confira na lista a localização de todos os pontos de testagem drive-thru no Distrito Federal até amanhã (19/6). 
 
 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags