Cidades

Uma viagem a Cuba sem sair de casa: receita típica da ilha caribenha

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 08:00

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na <i>Revista do Correio</i>, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena

Que tal aproveitar o período de isolamento social para descobrir – e aperfeiçoar – os dotes culinários? Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na Revista do Correio, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena e – por que não? – se presentear com um prato delicioso.


Uma viagem a Cuba

Já que não dá para arrumar as malas e sair por aí, podemos, ao menos, viajar na gastronomia de outros países. E a receita que apresentamos hoje leva você até Cuba. Ela foi compartilhada pelo chef cubano Miguel Padilla, do Bodega de la Habana, em julho de 2017 (confira a coluna), e é um típico prato da ilha.

 

Segundo Miguel, o popular Moros y Cristianos com Ropa Vieja está para os cubanos assim como a feijoada está para os brasileiros. Por ser preparado com carne bovina, um item caro para os cubanos, ele anda, infelizmente, cada vez mais distante da mesa da população local. Como quase sempre sobra um tempinho no fim de semana, dá para se arriscar a fazer um almoço mais elaborado e aproveitar para viajar sem sair de casa.

 

Todas as sextas e terças-feiras, vamos resgatar algumas das receitas publicadas na coluna Encontro com o chef, que sai aos domingos na <i>Revista do Correio</i>, para você surpreender as pessoas com quem divide a quarentena

Receita


 Moros y Cristianos com Ropa Vieja

 

O sofrito

Misture salsa, cebola, coentro, pimenta-de-cheiro e pimentão vermelho picados, na mesma proporção. Esse molho pode ser usado para temperar e marinar carnes e sempre é usado na finalização dos pratos cubanos. Deve ser guardado na geladeira.


A guarnição

Ingredientes

150g de feijão-preto

2 e 1/2 litros de água

450g de arroz]

1 colher de chá de cominho

1 colher de chá de sal

Banha suína

2 colheres de sofrito (receita acima)


Modo de fazer

Cozinhe o feijão com a água na panela de pressão. Depois que pegar pressão, deixe por 15 minutos e destampe. O feijão deve ficar al dente. Refogue o sofrito na banha suína e ponha no feijão, com o cominho e o sal.

Acrescente o arroz à panela de pressão, misture e leve novamente ao fogo. Cozinhe por cerca de 20 minutos depois da pressão. Retire da panela e misture bem. Reserve.


A carne

Ingredientes

180g de coxão mole

3 dentes de alho

1/2 cebola

1/2 copo de suco de laranja

1/2 copo de molho de tomate

1 copo de vinho branco

Sal a gosto

Pimenta a gosto


Modo de fazer

Tempere a carne com alho, cebola, sal e pimenta. Acrescente o vinho, o suco de laranja e o molho de tomate. Cozinhe na panela de pressão por cerca de 25 minutos. Abra a panela, retire a carne e desfie. Coloque de volta no caldo e cozinhe, sem pressão, até reduzir o molho. Sirva com a guarnição.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags