Cidades

PMDF nomeia Cláudio Fernando Condi como novo subcomandante-geral

O militar substituiu o coronel Sergio Luiz Ferreira de Souza. Decisão foi publicada em Diário Oficial desta sexta-feira

Thais Umbelino
postado em 19/06/2020 09:11

O militar Condi deixa o cargo de chefe do Estado-Maior para assumir o de subcomandante-geral da PMDFApós exoneração do subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o governador Ibaneis Rocha (MDB) nomeou nesta sexta-feira (19/6) o militar Cláudio Fernando Condi para o cargo. O novo subcomandante-geral deixa o cargo de chefe do Estado-Maior da PMDF. A decisão foi publicada no Diário Oficial.


Cláudio Fernando substituiu o coronel Sergio Luiz Ferreira de Souza. A troca ocorreu depois de episódio de ataques ao Supremo Tribunal Federal(STF) por bolsonaristas, no último domingo (14/6). A omissão da PM diante dos fogos de artifício dirigidos ao órgão irritou Ibaneis e acabou resultando em uma crise na Polícia Militar do DF.

Reações

A decisão da exoneração de Sergio Luiz dividiu opiniões entre os políticos. Para o deputado distrital Hermeto (MDB) houve falha grave no comando da ação da Polícia Militar e a decisão de Ibaneis foi correta.

;A tropa obedece ao comando. Nós, militares, seguimos hierarquia e disciplina. Quem reagiu daquela forma contra a ação da PM que seguia a lei deveria ter sido preso;, avalia. ;Apoio o presidente. Votei nele, mas não apoio esse tipo de manifestante. Sou a favor da Constituição, do Estado Democrático", completou.

Em contrapartida, o ex-deputado Alberto Fraga (DEM-DF) ponderou punição para o comandante da tropa, presente no dia dos ataques. "Resta saber se o subcomandante estava no local. Se ele estava no local e se omitiu, ele então agiu corretamente. Se ele não estava no local, então foi errado. Ele teria que punir e exonerar o comandante da tropa, pois no local ele teria condições de saber o que fazer. Se ele não fez, se omitiu", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação