Cidades

Polícia Civil deflagra operação de combate ao tráfico de drogas no DF

Agentes da 5ª Delegacia de Polícia (Área Central) cumprem 35 mandados de busca e apreensão em 10 regiões do DF e Goiás (GO)

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 08:57
O objetivo da Operação Rede é desmantelar seis grupos criminosos especializados no comércio ilegal de cocaína e entorpecentes sintéticos em regiões nobres de BrasíliaA Polícia Civil investiga a participação de taxistas e motoristas de aplicativos no tráfico de drogas na área central de Brasília. A Operação Rede foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (19/6),  no Distrito Federal e em Goiás. O objetivo da ação, coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), é desmantelar seis grupos criminosos especializados no comércio ilegal de cocaína e entorpecentes sintéticos em regiões nobres da capital.

Ao todo, cerca de 200 policiais cumprem 35 mandados de busca em 9 regiões, além de Goîania: Águas Claras, Candangolândia, Setor Hoteleiro Norte, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina, Brazlândia e Lago Norte. Alguns dos alvos mantinham as drogas em casa e foram presos em flagrante.

Duas das quadrilhas investigadas são formadas por garotas de programa que negociavam as atividades sexuais com o uso de drogas, para uma clientela seleta. De acordo com a Polícia Civil, não existe conexão entre os núcleos criminosos, porém todos exercem funções parecidas de distribuição dos entorpecentes para traficantes menores e usuários que ficam na ponta do esquema.

No caso dos dois grupos formados por garotas de programa, os envolvidos contavam com a ajuda de transportadores, que sempre eram acionados após a negociação do programa com os clientes. Na maioria das vezes, a droga era entregue por taxistas, conforme apurado pela Polícia Civil. 

Atuação 

Entre os alvos da operação está um terceiro grupo especializado na distribuição de drogas na região central de Brasília. Os criminosos adotaram o sistema “delivery”, fazendo a entrega nas mãos dos usuários.

O quarto grupo também é formado por traficantes, mas, ao contrário dos outros três, só negocia a venda e a entrega de cocaína para outros traficantes. O bando não vende no chamado “tráfico de varejo” para usuários finais. Dois integrantes do grupo teriam, inclusive, ligações com facções criminosas perigosas, como o Comboio do Cão e o Primeiro Comando da Capital (PCC), liderada por Marcos Herbas Camacho, o Marcola, que cumpre pena no Presídio Federal de Brasília

O quinto grupo desarticulado pela Polícia Civil também é especializado no tráfico de cocaína para pequenos traficantes. A ação contou com o apoio das Divisões de Operações Aéreas e Especiais (DOA e DOE/PCDF).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags