Cidades

MPDFT solicita que as atividades esportivas não sejam retomadas no DF

Segundo o MPDFT, a retomada ainda é precoce porque a covid-19 ainda não atingiu o pico de contágio no Brasil.

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 14:59
De acordo com o MP, a retomada dos eventos futebolísticos deve ser gradual e com  planejamentoO Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encaminhou um ofício à Federação de Futebol do Distrito Federal a fim de solicitar que as atividades esportivas no DF ainda não sejam retomadas. No documento, assinado na última quinta-feira (19/6), o Ministério Público argumenta que, diante do quadro de crescimento do número de infectados, o retorno dessas atividades e de qualquer campeonato se mostra prematura, inclusive de treinamentos. 
 
Para o órgão, a volta dos eventos futebolísticos deve ocorrer de forma gradual e com o devido planejamento, além de ser precedida por medidas de segurança e responsabilidade para a proteção individual e coletiva dos envolvidos. 
 
O MPDFT recebeu um documento emitido pela Federação de Futebol com protocolo de atuação para o retorno do futebol profissional. Embora baseado em guia médico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e em normas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do DF, o MP destaca que, segundo especialistas, a covid-19 ainda não atingiu o pico de contágio no Brasil. 
 
Esse contexto ainda indica a necessidade do adequado gerenciamento de recursos, seja de profissionais da Saúde, seja de equipamentos, como ventiladores, máscaras de proteção, leitos de UTI, insumos para realização de testes, entre outros. O Ministério Público afirma que o decreto com objetivo de evitar a disseminação do coronavírus elaborado pelo Governo do Distrito Federal proibiu eventos desportivos por serem prejudiciais ao isolamento social.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags