Cidades

Covid-19: testagem em feirantes e produtores rurais começa na segunda-feira

Os exames não ocorrerão na própria feira para evitar aglomeração. Caso o trabalhador esteja com suspeita de estar com o vírus, ele será encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS)

Correio Braziliense
postado em 19/06/2020 20:42
A ação visa avaliar feirantes e produtores rurais, para diagnosticar casos da doença na fase inicialA Secretaria de Saúde (SES-DF) iniciará a testagem para covid-19 em feirantes e produtores rurais. A partir de segunda-feira (22/6), 41 feiras do Distrito Federal serão visitadas pelas Equipes de Saúde da Família. Os servidores farão uma triagem com os trabalhadores de cada box e, durante a avaliação, se houver suspeita da doença, o feirante ou o produtor rural será encaminhado para fazer o teste em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

A ação visa avaliar esses trabalhadores para diagnosticar casos da doença na fase inicial. Com isso, o tratamento poderá ser iniciado de forma precoce e, também, evitar que algum feirante, ou produtor assintomático transmita o vírus para as pessoas que frequentam esses locais.

As Equipes de Saúde da Família irão coletar informações e avaliar cada um dos trabalhadores e produtores rurais. Serão coletados dados como histórico de contato com algum infectado. A testagem não ocorrerá na própria feira para evitar aglomeração.

Segundo a SES-DF, com o pico da pandemia, não é urgente fazer a testagem em massa e testar pessoas assintomáticas. O foco são pessoas sintomáticas ou que tiveram contato com algum infectado.

UBS

A Secretaria de Saúde intensificou a testagem em pessoas com sintomas de coronavírus nas UBSs. A Atenção Primária, que é a porta de entrada para atendimento na rede pública, oferece suporte para casos suspeitos da doença em todas as 172 unidades existentes. Desse total, 98 realizam os testes rápidos e o swab (coletor de amostras), de acordo com cada perfil de paciente.

Os exames de paciente que apresentarem sintomas são coletados nas próprias unidades. Além disso, é realizada a estratégia fast-track ou duplo fluxo, em que os pacientes com quadros respiratórios entram em fluxos separados na unidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags