Correio Braziliense
postado em 22/06/2020 04:05
Santa Maria
Poluição sonora
O leitor Wamberto Nascimento, 55 anos, morador da Santa Maria, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar da poluição sonora na cidade. “Onde eu moro, todos os dias, tem som automotivo alto, buzinas de carros e motos. Já no conjunto G, com o conjunto C da 418, e no centro da quadra, é um terror de barulho. Outro ponto com muito barulho é entre a 417/416; lá têm diversas distribuidoras de bebidas, e o chão chega a tremer com o som dos carros”, conta.
- O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que realiza, diariamente, ações de fiscalização nas vias urbanas do DF, inclusive, na região de Santa Maria. Durante as operações e os patrulhamentos, são verificados o funcionamento de itens obrigatórios dos veículos, como os escapamentos de motocicletas e buzinas. Acrescentaram que, neste ano, foram registradas 1.633 infrações por usar, no veículo, equipamento com som em volume ou frequência que não sejam autorizados pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e 70 infrações por usar a buzina em desacordo com o estabelecido pelo CTB. O Detran orientou que, ao verificar a infração em curso, seja feito um registro no Centro Integrado de Operações de Brasília, pelo número 190. Desta forma, uma viatura poderá ser deslocada até o local informado.
Samambaia
Reforma em escola
O vigilante Antônio Lima, 50 anos, entrou em contato com a coluna Grita Geral para reclamar que a Escola Classe 425, em Samambaia, precisa de reforma. “Acompanhei que, colégios no Recanto das Emas ganharam uma nova infraestrutura. Seria bom se as obras fossem ampliadas para a Samambaia, já que há anos não reformam as escolas da cidade, mais especificamente a EC 425”, destaca.
- A Secretaria de educação do Distrito Federal (SEEDF) informou que a Escola Classe 425 de Samambaia vai passar por reconstrução. O projeto já está na Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Acrescentaram que a previsão de início das obras é para o primeiro semestre de 2021. Também foi salientado que, nos últimos dois anos, a SEEDF tem realizado diversas reformas na unidade. Foi feita a substituição de telhas de cerâmica por metálicas em dois blocos, para evitar vazamentos, e ainda a revisão geral das instalações elétricas, com a troca do forro, obras realizadas este ano. Foram feitos, ainda, serviços de pintura e reparos nas paredes, com reforço da estrutura, além das melhorias no estacionamento. A secretaria aponta que as 42 escolas da coordenação regional de Samambaia passaram por reformas e reparos antes do início das aulas, em fevereiro de 2020. Com a suspensão das atividades devido à pandemia, teve início uma nova rodada de reformas e reparos, que se encontram em andamento, em cerca de 20 unidades.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.