Cidades

Uber lança novo recurso de segurança em Brasília: corridas serão gravadas

Usuários e motoristas agora podem gravar a corrida e enviar para app julgar incidente ou para investigações referentes à seguranças

Correio Braziliense
postado em 23/06/2020 17:46
Segundo a empresa, o novo recurso também poderá ser usado para ajudar em possíveis investigaçõesA empresa de transportes por aplicativo Uber lançou hoje (23/6) a ferramenta U-Áudio em Brasília. Por meio do recurso, usuários e motoristas do aplicativo podem gravar o áudio de uma viagem dentro da plataforma e usar o arquivo para reportar possíveis incidentes que aconteçam durante uma viagem feita pelo aplicativo. 

Uma versão de testes da ferramente foi lançada nas cidades de Salvador, Campo Grande, São Luís, Sorocaba e Uberlândia, em fevereiro. Além de Brasília, o recurso foi disponibilizado hoje para as cidades de Cuiabá, Goiânia e Belo Horizonte. A nova opção está disponível nos recursos de segurança da plataforma durante uma viagem. 

Saiba Mais

Após o encerramento da viagem ou por meio do histórico, tanto o usuário quanto o motorista poderão relatar um incidente de segurança e anexar o arquivo com o áudio. Segundo a empresa, o arquivo é criptografado, permanece armazenado no dispositivo de quem fez a gravação e não pode ser acessado por ninguém, a Uber só poderá acessá-lo se ele for compartilhado por usuário ou motorista como parte do relato. 

Uma vez enviado aos agentes de atendimento da Uber, a gravação de áudio será analisada e usada para ajudar a entender o incidente reportado. A gravação pode auxiliar no processo de tomada de decisão para a desativação do motorista ou usuário que tenha tido interações inadequadas de acordo com o Código de Conduta da Uber. O conteúdo permanece no celular por sete dias e é deletado automaticamente após esse período. 

Um versão de piloto do recurso foi testada em fevereiro.
 
Além disso, segundo a empresa, o arquivo também poderá ser usado para ajudar em investigações ou ser compartilhado com as autoridades, de acordo com o devido processo legal. Todos os usuários e motoristas serão informados que o recurso está disponível e que eles podem estar sujeitos à gravação de áudio. Somente a Uber tem a chave para descriptografar o arquivo e isto só pode ser feito após a denúncia com o envio do áudio. A gravação não pode ser ouvida no dispositivo do usuário ou motorista, nem compartilhada com terceiros, apenas com a plataforma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags